Focada na produção contemporânea e na experimentação, a Galeria Ecarta (Avenida João Pessoa, 943) apresenta um balanço dos seus últimos cinco anos de atividades com a exposição Acervo Compulsório, que será aberta na noite desta quarta-feira (9/8), às 19h. A mostra reúne obras das dezenas de exposições individuais e coletivas realizadas durante o período na Ecarta e que, aos poucos, deram corpo a um acervo informal da instituição.
Leia mais sobre as exposições que estão em cartaz:
Autor de grafites espalhados pelas ruas de Porto Alegre, Marcelo Pax inaugura a exposição "Utopias"
Eduardo Haesbaert revela trabalhos inéditos na mostra "Remove"
Outras notícias de artes visuais
Segundo o curador da mostra e diretor da Galeria Ecarta, Leo Felipe, a reunião das obras, ainda que tenha ocorrido de maneira aparentemente aleatória, acaba por revelar a existência de um projeto curatorial. Para ele, os trabalhos compartilham "o apelo aos sentidos e à participação, a urgência do comentário político, além da mirada crítica que se manifesta pelo humor". Estão presentes trabalhos em fotografia, colagem, pintura, objeto, livro de artista, pôster, vídeo e instalação.
Montada originalmente em maio, na Galeria de Arte da Unifra, em Santa Maria, a exposição integrou o projeto de circulação da Ecarta que leva mostras de arte ao interior do Estado. Conta com obras de Alexandre Navarro Moreira, Avalanche, Chico Machado, Fabiana Faleiros, Flávia Felipe, Giancarlo Lorenci, KVHR, Letícia Lopes, Luiz Roque, Manuela Eichner, Rafael RG e Traplev.
Acervo Compulsório pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h, até 17 de setembro. A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone (51) 4009-2970.
ARTISTA FALA SOBRE PROCESSO CRIATIVO
A artista Patrícia Francisco falará sobre o processo criativo da exposição Mar Negro ao lado da curadora Niura Legramante Ribeiro em um encontro nesta quinta-feira, às 18h, no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10). Porto-alegrense radicada no Rio de Janeiro, Patrícia desenvolve pesquisa sobre a escravidão no Brasil. Em sua prática artística, relaciona o tema ao mar e ao sal, utilizando arquivos históricos, fotografia, vídeo e performance. A mostra está em cartaz no local até sexta-feira, com entrada franca.
EXPOSIÇÃO E PALESTRA SOBRE GESTÃO DE MUSEUS E ECONOMIA CRIATIVA
O artista e gestor cultural André Venzon e a museóloga Márcia Bertotto fazem palestra sobre Gestão Contemporânea de Museus e a Economia Criativa, nesta quarta-feira (9/8), às 18h30min, no Espaço Multicultural da Universidade La Salle em Canoas. A palestra integra o projeto Museus Suspensos e marca a abertura da exposição de mesmo nome que estará em cartaz no local, entre esta quarta e o dia 15 de agosto, das 8h30min às 22h, com entrada franca. Museus Suspensos tem curadoria de André Venzon, sendo inspirada em uma parede suspensa em seu atelier, em Porto Alegre. Traz registros de locais considerados exemplos de gestão contemporânea e foi desenvolvida pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais.
DUAS MOSTRAS NA CHICO LISBOA
A Associação Chico Lisboa promove nesta quarta-feira as exposições Mesa de Arte na Praça e Malleus Sensível, das artistas Lia Braga e Neide C Pinto. Em Mesa de Arte na Praça, trabalhos de mais de 100 artistas são impressos em folhas A3, pendurados em varais e distribuídos ao público no final da mostra. Já é a quinta vez que o evento, criado por um grupo de artistas de Novo Hamburgo/RS com a ideia de democratizar a arte, é realizado na Chico Lisboa. A exposição Malleus Sensível reúne obras de Lia Braga, que usa o crochê para criar objetos que lembram híbridos de animais e vegetais, e de Neide C Pinto, que também explora materiais têxteis para realizar uma taxionomia afetiva do reino vegetal. As mostras, que também comemoram os 79 anos da associação, ficam em cartaz até 2 de outubro, de segundas as sextas, das 14h às 18h, no Chico Lisboa Espaço Cultural (Travessa Venezianos, 19, Cidade Baixa, fone (51) 3224-6678).
EXPOSIÇÃO COLETIVA "PARAGEM" NO INSTITUTO DE ARTE
A exposição Paragem será inaugurada nesta quinta (10/8), às 19h, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos n° 248, segundo andar, Centro, Porto Alegre). Com curadoria de Marilice Corona, a mostra reúne obras de artistas-pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS e permanece até 25 de agosto em cartaz, com entrada franca. Participam os artistas Adriani Araujo, André Venzon, Carine Krummenauer, Dani Remião, Fercho Marquéz, Joana Burd, João Paulo Vicentini Franz, Leonardo Valle, Márcia Braga, Natasha Ulbrich Kulczynski e Peter Gossweiler.