A artista Lenora Rosenfield é capaz de viajar à Grécia para comprar uma rara resina e até confessa que, às vezes, conversa com afrescos. Professora do Instituto de Artes da UFRGS e nome referencial da restauração no Estado, ela pesquisa materiais e métodos de pintura há quase cinco décadas.
– Sempre procurei ver obras originais e saber qual pigmento foi usado. Busco conhecer as camadas que estão atrás das camadas que se enxerga, os mundos invisíveis da pintura – explica Lenora.
As obras que nascem dessa ligação profunda com a arte estão na exposição Itinerâncias, que será aberta nesta terça-feira (22/11), às 19h, no Margs (Praça da Alfândega, s/nº). Três galerias exibirão 60 pinturas, datadas do fim dos anos 1960 até 2016. O curador Francisco Dalcol construiu um panorama da produção de Lenora, pinçando as obras mais significativas da artista para revelar suas "itinerâncias": os rumos que sua produção tomou, bem como as muitas viagens que fez para Itália e EUA para aprimorar sua formação.
– Ela não se fixou em um aspecto da pintura e nele ficou trabalhando. A pesquisa foi levando-a a novos lugares – comenta Dalcol.
A mostra inclui obras em guache, acrílico, óleo e uma invenção: afresco sintético sobre não tecido – resultado de experiências químicas com materiais usados na construção civil, como argamassa e feltro, a técnica atualiza o milenar afresco, usando um suporte portátil em vez de muros, como antigamente.
– O afresco exige materiais difíceis de encontrar. Fiz misturas para achar equivalentes e fiz isso de maneira sintética, que é mais rápida e fácil – diz a artista.
– É uma gramática muito particular que estabelece um vínculo entre o presente e o passado ancestral da pintura – avalia Dalcol, que considera os afrescos sintéticos sobre não tecido os destaques da mostra.
Outras exposições em cartaz em Porto Alegre:
Fotógrafa alemã Leonore Mau ganha primeira exposição na Capital
Nara Amelia revela seu universo de seres fantásticos e discute a moral religiosa em nova exposição
Clara Pechansky expõe novos trabalhos em "Revisões do enigma"
10º Açorianos de Artes Plásticas divulga indicados
Itinerários
De Lenora Rosenfield
Curadoria de Francisco Dalcol
Abertura terça-feira (22/11), às 19h nas galerias João Fahrion, Ângelo Guido e Sala Pedro Weingärtner, no 2º andar do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s./n), fone (51) 32270-2311
Visitação de terças a domingos, das 10h às 19h. Até 15 de janeiro de 2017. Entrada Franca. Mais informações na página do evento no facebook.
Veja mais obras que estarão na exposição: