Depois da retrospectiva Rememórias tomar conta do segundo andar do Margs entre agosto e setembro, seguem as comemorações dos 60 anos de carreira de Clara Pechansky. A artista pelotense inaugura nesta quinta-feira, às 19h30min, Revisões do enigma na Gravura Galeria de Arte (Corte Real, 647). Desta vez, o foco está em obras recentes – pinturas, desenhos e colagens feitos em 2015 e 2016.
As duas salas da galeria abrigarão uma série de trabalhos inéditos nos quais Clara retoma alguns de seus personagens, em novas composições e coloridos saturados. Destaca-se a sequência de trabalhos que tem como ponto de partida o General, um dos ícones do universo da artista, e vai se desenvolvendo até chegar à Dama, outra personagem marcante em sua obra. Já a coleção de obras com nomes de Enigma, Mistério, Segredo e Aventura recupera as percepções e memórias vividas por Clara durante a infância, em Pelotas.
Leia mais:
Clara Pechansky celebra 60 anos de carreira com exposição no Margs
Leia últimas notícias de artes visuais em ZH
Desenhista, gravadora e pintora, Clara é um nome referencial da arte gaúcha. Nasceu em 1936 e graduou-se na antiga Escola de Belas Artes da cidade. Em Porto Alegre, cursou Licenciatura em Desenho e História da Arte na Faculdade de Educação da UFRGS (1972). Foi aluna de mestres como Aldo Locatelli, Danúbio Gonçalves, Alice Soares, Glenio Bianchetti, Glauco Rodrigues e Xico Stockinger. Em seis décadas de carreira, realizou mais de 60 exposições individuais no Brasil e no Exterior.
Revisões do Enigma
Abertura quinta-feira, 10 de novembro, às 19h30.
Visitação: de segunda a sexta, das 9h30 às 19h e sábados, das 10h às 14h. Até 3 de dezembro de 2016, gratuito.
Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Coronel Corte Real, 647), Porto Alegre, fone (51) 33331946.
A exposição: artista Clara Pechansky encerra as comemorações de 60 anos de carreira com exposição de trabalhos recentes e inéditos.