Na sexta-feira (2) faz 141 anos da morte de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), que tem a alcunha de “Herói de Dois Mundos” devido à participação em conflitos na Europa e na América do Sul, onde atuou com grande protagonismo na Revolução Farroupilha.
Na Expofeira 2023, em Capivari do Sul, que acontece do dia 1º ao dia 4 de junho, dois eventos marcam as homenagens na data da morte dessa notável figura.
A escritora Elma Sant’Ana lança na oportunidade o livro O Seival e a Odisseia de Garibaldi no Capivari (92 páginas), no qual narra a partida dos lanchões Seival e Farroupilha rumo a Laguna, por rio, terra e mar, na conquista de um porto para os Farrapos, a Proclamação da República Catarinense e o encontro com Anita. Elma, que nasceu em Triunfo, é geógrafa e pós-graduada em ecologia humana e em folclore. Autora de 30 livros publicados nas áreas de pesquisa de folclore, história e biografia, alguns deles sobre a Guerra dos Farrapos e seus principais personagens.
Em O Seival e a Odisseia de Garibaldi no Capivari, a escritora visa à conscientização da comunidade, da rede escolar e dos estudiosos dedicados à temática garibaldina rio-grandense. Expõe fatos históricos que comprovam sua importante atuação na Guerra dos Farrapos, principalmente no que diz respeito à construção dos lanchões, ao local estratégico para operações e à missão da passagem dessas embarcações pelo Rio Capivari, colocando o município de Capivari do Sul no mapa histórico da epopeia garibaldina rio-grandense. O livro teve a parceria da prefeitura de Capivari do Sul, a qual distribuirá parte da edição em escolas e bibliotecas.
Mais informações sobre a obra pelo e-mail: elmasantana@hotmail.com.
Também em alusão à data, haverá a estreia do filme curta-metragem e produção comunitária Capivari – A saga de Garibaldi, com roteiro e direção de Ivan Therra, que traz a atriz Larissa Nunes como Anita e Ricardo Peres como Garibaldi. Os artistas, técnicos, produtores e agentes culturais da comunidade de Capivari do Sul estarão reunidos nesta sexta-feira, às 18h30min, no pavilhão de eventos do Parque Municipal para o lançamento do filme, que foi produzido pela Casa de Cultura do Litoral em parceria com a prefeitura.
O filme apresenta a epopeia de Garibaldi quando da retirada do Seival do leito do Rio Capivari para levá-lo, sobre rodas de carreta e puxado a boi, até a barra do Rio Tramandaí. Como destaque, a história nesse filme tem a visão feminina de Anita, que conta essa aventura ao seu filho Menotti, ainda no ventre. Essa, que é uma das mais belas histórias e o maior feito estratégico de toda a Revolução Farroupilha, foi integralmente produzida e interpretada por artistas locais da comunidade de Capivari do Sul.