Na tarde atipicamente quente do dia 12 de abril de 1964, no circuito urbano de Novo Hamburgo, foi realizada a prova automobilística 200 Milhas Femoto. Estava programada para encerrar, apoteoticamente, a 1ª Feira Nacional Automotora (Femoto), inaugurada no dia 21 do mês anterior.
Antes de completar a primeira volta do circuito, na altura do Curtume Momberger, os pilotos foram surpreendidos por um carro concorrente atravessado na pista, o Simca Chambord número 89, de Afonso Hoch. Diante do imprevisível obstáculo — e após uma curva —, os carros foram se chocando uns nos outros, resultando numa imensa carambola.
Alguns pilotos saíram dos veículos com manchas de sangue nas camisas, felizmente consequência de ferimentos leves. Metade deles abandonou a competição devido aos danos irreparáveis.
A competição prosseguiu com os 10 volantes remanescentes. O público, calculado em 60 mil espectadores, assistiu, mesmo assim, a um bom espetáculo. Com a pista mais livre, Lauro Maurmann Jr. deu um “show” na condução de seu FNM-JK 2.000 número 25, e venceu a prova. Também pisaram forte no acelerador: Henrique Iwers, com seu costumeiro DKW número 9 verde-claro, chegando em segundo; Clóvis de Moraes, terceiro colocado, no seu Renault 1093 número 5 dourado.
Maurmann, Iwers e Moraes trabalhavam muitas horas para deixar os motores calibrados e tinindo. Naquela corrida, eles competiram com pilotos igualmente exigentes e célebres, tais como Vitório Andreatta, Pedro Carneiro Pereira, Walter de Almeida, Antônio Pegoraro, Raul Fernandes e José Madrid. A média horária ficou em torno dos 100 km/h, num perímetro urbano sinuoso e de curvas muito estreitas.
Os Renault 1093 tinham as mesmas carroçarias dos Renault Dauphine e Gordini, mas, com seus 53hp, eram mais “apimentados” do que os “irmãos” mais velhos, todos fabricados, sob licença da francesa Renault, pela Willys Overland do Brasil.
Na manhã daquele domingo, no entorno da feira, os carros estiveram expostos aos visitantes, destacando-se a beleza dos Renault 1093, cor bege-balsa (dourados) e do FNM-JK 2000, de Ismael Chaves Barcellos, cor azul-garda, com rodas douradas, posteriormente bastante danificado.
O dia bonito, ensolarado, quente e festivo terminou com nuvens carregadas e chuva torrencial, dispersando público e pilotos. Com as 200 Milhas Femoto, mais uma página gloriosa fora escrita, deixando no imaginário uma reconfortante e saudosa lembrança.
Colaborou Guilherme Ely