Com a tecnologia e a popularização dos smartphones, ficou muito mais fácil documentar, anotar e guardar dados. Tudo isso pode ser feito em menos de um minuto, com um clique. Porém, como a maioria sabe, os processos eram diferentes há 115 anos. Na época, velocidade e praticidade não eram uma realidade nem para pessoas com maior poder de aquisição.
Com o intuito de conservar e organizar todos os documentos relativos à legislação, administração, história, geografia, artes e indústrias do Rio Grande do Sul, foi criado o Arquivo Público do Estado (Apers), em 1906, a partir do decreto 876, do então presidente do RS, Antônio Augusto Borges de Medeiros. Desde então, a instituição passou por várias remodelações internas, pertencendo a diversas secretarias — atualmente, faz parte da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, tendo sede na Rua Riachuelo, no centro da Capital.
O Apers custodia documentos de acesso público, oriundos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de tabelionatos e registro civil. Por conta da pandemia, o órgão não está recebendo visitas nem oficinas ou eventos da população.
Para celebrar os 115 anos de história, memória e preservação do patrimônio documental gaúcho, a instituição preparou debates virtuais, que acontecerão na parte da tarde dos dias 8, 9 e 10 deste mês. Os debates serão transmitidos gratuitamente na página do Apers no Facebook, sem necessidade de inscrição. Para quem se interessar, haverá emissão de certificado de participação feita pela Escola de Governo (EGov), que deve ser solicitado no preenchimento do formulário de check-in na live.
Além dessas atividades, o Arquivo Público realizará, no dia 30 de março, duas visitas virtuais, em que o público poderá conhecer a instituição por meio de cenas dentro dos prédios históricos, fotos e reproduções de documentos, em um percurso mediado por servidores, que abordarão a história do Apers, seu acervo, atribuições e principais serviços. A ação será gratuita, com transmissão às 10h e às 14h, necessitando de inscrição prévia por e-mail (visitas@planejamento.rs.gov.br ).
Documentando a pandemia
Que o momento vivenciado mundialmente fará parte da história, disso não há duvida. Por isso, a fim de registrar a memória ao longo desta pandemia, o Apers teve a iniciativa de documentar as ações do poder público no combate à covid-19 e também as percepções dos gaúchos na vivência cotidiana dessa situação atípica.
Denominado Documentando a Experiência da Covid-19 no Rio Grande do Sul, o projeto está sendo coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, conta com parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de grupos de pesquisa.
A proposta, que teve início em julho de 2020, possui duas frentes de trabalho: a primeira é o registro, por meio de entrevistas gravadas com profissionais da linha de frente do combate à covid-19; a segunda é dedicada às percepções da sociedade. Por meio de um formulário on-line disponível no site do Arquivo Público (apers.rs.gov.br), qualquer pessoa interessada pode responder às questões definidas pelo grupo e também compartilhar documentos de texto, imagens, áudios e vídeos que considerar relevante como registro de sua experiência pessoal durante a pandemia. Os formulários preenchidos e os materiais enviados serão catalogados, preservados e disponibilizados para pesquisa na página do Apers.
Atualmente, o projeto já está realizando as entrevistas e coletando os formulários. A previsão de conclusão era de dois anos, porém, com o agravamento da pandemia, não se tem uma data prevista para o término.
Colaboração de Giordana Cunha