A partir de 1894, com a finalidade de transportar os recipientes do serviço de asseio público a um ponto de despejo longe do centro da Capital, foi construída a Estrada de Ferro do Riacho. Essa ferrovia urbana municipal, num primeiro momento, ligava, pela margem do Guaíba, a área próximo da Ponte de Pedra, onde havia a Estação do Riacho, até a Ponta do Dionísio, no atual bairro da Vila Assunção. Em dois anos, ela foi concluída.
No entanto, ela foi severamente danificada devido à grande enchente de 1898, sendo destruída especialmente, segundo relatório do intendente José Montaury, no trecho compreendido entre a Estação do Riacho e o Asilo de Mendicidade (atual Padre Cacique).
Em função disso, a ferrovia foi refeita no ano seguinte, suprimindo o segmento que ia até a Ponta do Dionísio (onde está o Clube Veleiros do Sul), sendo construído um trapiche para despejo dos cabungos (ou cubos) de fezes no rio na Ponta do Melo, onde, em 1949, instalou-se o Estaleiro Só. Em compensação os trilhos foram estendidos até o bairro Tristeza.
Esse último trecho, inaugurado em janeiro de 1900, marcou a expansão da Tristeza e da Pedra Redonda como locais de veraneio da população burguesa de Porto Alegre. Em relatório de 1909, José Montaury atribui o progresso da região ao ramal ferroviário: “O número de construções nessa localidade desde a inauguração da estrada tem aumentado, principalmente nos últimos quatro anos, edificações que de preferência vão sendo levantadas ao longo de um belíssimo litoral”.
A quantidade de passageiros transportados no trenzinho dá uma boa ideia do crescimento do arrabalde: de 41.764 em 1900, passou para 107.909 em 1908. No Jornal do Comércio do dia 10 de setembro de 1910, uma nota menciona que, entre abril e setembro daquele ano, “nove confortáveis e excelentes residências de verão” tinham sido ali construídas e que “quase todos os prédios em forma de chalé têm frente para o Rio Guaíba, apresentando lindo aspecto”.
Em 1924, o intendente Otávio Rocha incorporou a Tristeza à zona suburbana da cidade. Em setembro de 1931 o prefeito Alberto Bins iniciou a construção de uma faixa de concreto desde o Menino Deus, passando por Praia de Belas e Cristal, até a Tristeza e a Pedra Redonda. Um ano depois, com a conclusão dos trabalhos, o arrabalde dedicado ao lazer estava definitivamente incorporado à cidade. A ferrovia acabou sendo desativada na metade da década de 1930.
Fonte: Guia Histórico de Porto Alegre, de Sérgio da Costa Franco e Revista do Globo