Lá por 1954, os alunos da terceira turma do curso de pilotos da Escola de Aviação da Varig (Evaer) tiveram uma ideia. A proposta encampada pelo grupo era fazer um breve documentário cinematográfico sobre a história da aviação e das atividades da escola que pudesse ajudar a divulgar o trabalho que realizavam e estimular novas vocações em potenciais aeronautas. Foi feita uma vaquinha para a compra do filme Kodachrome, que foi, gentilmente, adquirido e trazido de Nova York (onde também foi revelado) pelo comandante Pinto. Com uma singela câmera Keystone de 16 mm, foram iniciadas, então, as filmagens.
Sem sonorização, as imagens captadas entre 1954 e 1957 mostram as aulas teóricas, a manutenção de motores, as aeronaves no pátio e nos hangares do Aeroporto Salgado Filho, os aviões de treinamento BT 13 e BT 15, e, até, a de algumas acrobacias nos PT 19. Uma cena particularmente interessante é um rápido sobrevoo no centro da Capital, na ponta do Gasômetro, na qual aparece a usina expelindo fumaça, a velha Casa de Correção e os depósitos de gás, tudo registrado antes do aterro, naturalmente.
O documentário, algum tempo depois de ser projetado, correu o risco de ser jogado no lixo, já que estava um tanto deteriorado pelo uso constante. Foi salvo pelo seu principal realizador, o comandante Krepsky (Paulo Carlos Krepsky, hoje com 85 anos, mais de 30 deles dedicados à Varig), que procedeu algumas tentativas de copiá-lo em vídeo. Depois de 65 anos, digitalizado quadro a quadro por Claudio Scherer, e com narração em off do próprio Krepsky, o valioso filminho foi, finalmente, dado por concluído. Seguramente, como diverte-se Krepsky, “o documentário que mais tempo levou para ser feito em toda a história do cinema”. Veja, abaixo, o vídeo completo.
Colaborou Franklin Cunha