
A Escola Varig de Aeronáutica (Evaer), surgida na década de 1930 por iniciativa do comandante Carlos Ruhl, foi criada para substituir a Varig Aero Esporte. Ao fim da II Guerra Mundial, cerca de 30 companhias nacionais (a maioria falida nos anos seguintes) investiram na aviação. O aquecimento do mercado provocou a escassez de pilotos, antes formados pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica.
A primeira turma da escola da Varig foi criada em 1952, com a primeira turma da Evaer. Quem se formava saía empregado. Criada em 1927, a Varig despontara como a principal empresa aérea nacional na década de 1950 e precisava formar pilotos e mecânicos para fortalecer os planos de expansão. A Evaer foi uma das pioneiras em ensino da aviação no país e uma das mais importantes na América Latina.
Nosso leitor Miguel Arnt trabalhou na Varig durante 35 anos. Ele, com mais 19 colegas, fez parte da 13ª turma da “Escolinha”, onde iniciaram suas carreiras em 1968. Agora, 50 anos depois, eles estão reunidos para uma confraternização, em Gramado, até o dia 13 de abril.
Na foto colorida, a turma de Miguel, numa fria manhã do inverno gaúcho, no pátio de manutenção do aeroporto Salgado Filho (hoje TAP Maintenance), todos agasalhados com “japonas Renner”, tendo ao fundo os lindos e saudosos Lockheed Constellation, já então desativados.

Na foto em preto e branco, está o ex-aluno (e ex-piloto) Franklin Cunha (85 anos), que frequentou a Evaer na década de 1950. Franklin deixou a aviação, depois de pilotar por quatro anos os Sub-Constellation, porque formou-se em Medicina, exercendo como ginecologista e obstetra durante 54 anos.