Neste sábado (18), às 10h, na Livraria Erico Verissimo (Rua Jerônimo Coelho, 377, Centro, em frente ao Hotel Embaixador), o jornalista, advogado e escritor José Antonio Pinheiro Machado (também conhecido como Anonymus Gourmet, por sua dedicação à gastronomia) fará uma palestra sobre seu livro O Senador Acaba de Morrer (Editora L&PM, 2018, 296 páginas). O autor e palestrante é sobrinho-bisneto do senador José Gomes Pinheiro Machado, que, durante duas décadas, foi a figura mais importante da Primeira República.
Como chimango, participou dos combates contra os adversários maragatos, nos quais tinha o posto de general. A obra é a biografia do “Condestável da República”, como era chamado o senador no começo do século 20. Condestável, no século 14, era o posto militar de maior graduação no exército de Portugal, abaixo apenas da suprema chefia do rei.
O título, “outorgado” com uma ponta de ironia pelos inimigos que o invejavam, de certa forma, era verdadeiro, afinal, nenhum político brasileiro, em qualquer tempo, teve mais força política e mais influência do que Pinheiro Machado, até ele ser assassinado, no Rio de Janeiro, em 8 de setembro de 1915, por Francisco Manso de Paiva Coimbra, um gaúcho de Cacimbinhas (hoje município de Pinheiro Machado), padeiro desempregado. Ainda hoje, se discute quem teria pago o assassino para o apunhalar pelas costas.
O livro parte de um episódio pessoal em que José Antonio, considerado preso político depois do famoso congresso da UNE, de 1968, em Ibiúna (SP), acabou sendo salvo por um policial neto do motorista do senador. O encontro com o autor tem entrada gratuita e é uma realização da livraria e do jornalista Nelson Adams Filho.