Com o objetivo de comemorar o aniversário da entidade, criada no dia 8 de março de 1906, a equipe do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers) organizou a exposição Conjunto Arquitetônico no Tempo e a Utilização de seus Espaços, que será aberta nesta terça-feira (12), às 16h, ficando à disposição dos interessados até o dia 29 deste mês.
A mostra ocupa o Espaço Cultural Joel Abílio Pinto dos Santos, localizado no térreo da sede, na Rua Riachuelo, 1.031, no Centro Histórico de Porto Alegre.
A exposição conta a história do conjunto arquitetônico do Apers desde a construção, do tombamento como patrimônio histórico e artístico do Estado até os dias atuais, apresentando os acervos, a arquitetura, a estrutura física, a estanteria, as ocupações e a utilização de espaços ao longo do tempo.
A mostra também relata a trajetória do prédio três, construído na década de 1940, para a ampliação do Arquivo Público, mas ocupado por outras instituições, como o Colégio Júlio de Castilhos, que ali se instalou e onde funcionou por sete anos, devido ao incêndio ocorrido em 1951, que destruiu o prédio da escola na Avenida João Pessoa. Ali também estiveram a Escola Técnica Protásio Alves, a sede da Secretaria da Administração e a Junta Comercial.
Em paralelo, também na terça-feira (12), estão previstos três outros eventos: às 14h, haverá o lançamento do segundo módulo da galeria de ex-diretores, com uma publicação digital histórica-biográfica. Às 14h20min, ocorre, com mediação de Laryssa Fontoura, a mesa redonda Apers 113 anos: arquitetura e patrimônio, sobre a riqueza do conjunto arquitetônico do Arquivo Público.
Integram o debate os palestrantes Günter Weimer, Carmen Moreira Merlo e Samantha Sonza Diefenbach. Às 15h30min, acontece uma apresentação musical do coral da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Informações pelo telefone (51) 3328-89134 ou pelo e-mail apers@smarh.rs.gov.br