Guerra
No dia 17 de março, um domingo, os descendentes de Luigi Guerra realizarão, no CTG Trilha Serrana, no bairro Ponte Seca, em Carlos Barbosa, o 1º Encontro da Família Guerra. O evento começa às 8h30min. Às 10h30min, haverá missa na Igreja de São Roque (próxima do CTG). Ao meio-dia, será servido o almoço de confraternização.
A festa celebra uma trajetória iniciada pelo patriarca Luigi Guerra, filho de Angelo Guerra e Teresa dei Nadai, que, segundo Marcius Dal Bó, veio para o Brasil em 1888. Antes, vieram os irmãos Michele e Antônio. Em 1892, chegou outro irmão, Andrea Agostino. Luigi Guerra casou-se com Angela Gravo, em 1877, ainda na Itália, em San Pietro di Feletto, província de Treviso. O casal teve, na Itália, os filhos Giovanni Angelo (morreu pequeno), Carlo Pietro, Pietro Sebastiano e Giulia. Ao chegar aqui, o casal se estabeleceu no bairro Ponte Seca, em Carlos Barbosa.
No Brasil, nasceram Rachelle, Amabile, Angela e Alba. Carlo Pietro casou-se com Celeste Canal, e Pietro Sebastiano com Maria Dal Bó. Giulia casou-se primeiro com Luiz Travi e, depois, com Luiz Gusso. Rachelle casou-se com Domingos Chies. Amabile casou-se com José Moschetta, com quem foi para Santa Catarina.
Angela casou-se com Nazareno Dal Bó, e Alba com José Bertin. Luigi era um exímio marceneiro e passou a arte do entalhe em madeira para os filhos Carlo Pietro e Pietro Sebastiano. Carlo ensinou o ofício para os filhos, netos e bisnetos, que ainda mantêm a tradição. Contatos com Aline Maria Pereira pelo telefone (54) 99962-5692 ou pelo e-mail alichies@hotmail.com
Spegiorin
O 2º encontro dos Spegiorin (o sobrenome pode ser encontrado também como Espeiorin, Speggiorin e Spiorin) será no próximo sábado, às 11h, no Clube da Eletrosul, em Entre Rios do Sul, no norte do RS. A família de Giuseppe Spegiorin, 39 anos, e Luigia Trevisan, 35, mais quatro filhos (Eugenio, Luigi, Roza e Francesco) chegou ao Brasil no dia 14 de janeiro de 1890, vinda de Barbarano Vicentino, da região do Vêneto, no norte italiano.
Francesco Spegiorin casou-se com Elisa Maccali e teve 11 filhos: Vicente, Antonio, Benvenuto, Maria, Libera, Itália, Pierina, Nilce, Esperança, Otilia e José. O caçula nasceu em 8 de setembro de 1907, em Guaporé, tornou-se agricultor e casou-se com Aurelia Balsanello, com quem teve 11 filhos: Francisco Giordano, Maria, Etelvino, Ivori, Itelvina, Genuíno, Dorvalino, Rosalino, Vilson, Izelson e Adelina.
Adelir Espeiorin, filho de Etelvino e Olga Espeiorin, foi casado com Helena Mathiack e morreu em 2009. Adelir foi vereador por dois mandatos em Entre Rios do Sul (1989 a 1996) e se dedicou à família e à comunidade. Em homenagem a ele, a festa está sendo promovida, desta vez, no município. Contatos com Janice ou Daniel pelos telefones (54) 99617-6274 e (54) 99666-5534; com Vania, pelo (54) 99984-0442, ou com Vagner, pelo (54) 99983-0554.