No dia 29 de novembro de 1968, no Estádio Ramiro Souto, no Parque da Redenção, realizou-se a solenidade de Declaração de Aspirantes a Oficial de todos os 285 alunos dos cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Intendência do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA). Na próxima quinta-feira, portanto, completam-se 50 anos desse acontecimento.
Inspirados pelo general cearense Antônio Ferreira de Sampaio (1810-1866), patrono da Arma de Infantaria, e lembrando sempre que “bravura é teu lema, mira-te em Sampaio… és infante!”, 90 alunos participaram, em 1968, do Curso de Infantaria do CPOR/PA. Paralelamente às aulas teóricas, os alunos aprendiam a manusear diversos tipos de armamento, sem descuidar de sua finalidade primordial, as longas caminhadas através de morros, campos, arroios e banhados na invernada de São Jerônimo ou no Parque Saint’Hilaire, em Viamão.
As atividades sociais também eram intensas, destacando-se a escolha da Namorada da Infantaria e a participação na Primeira Gincana Universitária Automobilística. O segundo-tenente da reserva Rolf Arno Schmeling, que presidiu o Grêmio Brigadeiro Antônio de Sampaio, em 1968, é um preservador entusiasta da história daqueles colegas infantes. Eventos regulares, como almoços, agregam os ex-alunos. O cinquentenário da formatura é, por isso tudo, data marcante.