Braga
Para o 1º Encontro da Família Braga, estarão reunidos, no próximo sábado, dia 6, na AABB (Avenida Coronel Marcos, 1.000, Ipanema, Porto Alegre), os familiares descendentes de Custódio Braga e Maria Emília Braga.
O casal teve os filhos Olímpio Ferreira Braga (Pipio), casado com Deolinda (Filhinha), e Pedro Ferreira Braga, casado com Maria Idalina Rohenkholl Braga, que se radicaram em Montenegro e Porto Alegre.
No evento, haverá, além de exposição de fotos, atividades sobre a história da família, contagem de causos, churrasco, sobremesas das primas, alegria e emoção. Muitos da família tiveram atividades ligadas ao Rio Caí e às barcas (gasolinas) que ali navegavam.
Contatos e mais informações com Maria Angelina Braga, pelo telefone (51) 99957-2713.
Ortolan
Os descendentes de Girolamo Ortolan e Maria Lenise farão o seu segundo encontro no sábado, dia 13, na cidade de Dois Lajeados, no salão comunitário da capela São Paulo da Linha Dona Cândida. Girolamo Ortolan chegou ao Brasil em 31 de dezembro de 1887, junto com a esposa, Maria Lenise, e seus seis filhos, Lúcia, Giovani Batista, Michel, Giócomo, Antônio e José, todos nascidos em Stavenà, comunidade de Caneva, província de Pordenone, Itália.
No RS, a família se estabeleceu primeiro na Linha José Júlio, em Bento Gonçalves. Depois, mudou-se para Guaporé e, posteriormente, dividiu-se entre as cidades de Dois Lajeados, Sarandi e Tenente Portela. Estarão presentes descendentes de outros imigrantes com sobrenome Ortolan, residentes em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Informações com Inês Ortolan, (54) 99994-7033; Silvia Ortolan Corioni, (54) 99997-1367; Tiago Ortolan, (54) 99694-8299; e Ana Laura Ortolan Corioni, (54) 99631-7951.
Tietböhl
O 5º Encontro da Família Tietböhl será no salão da igreja católica de Três Forquilhas, no dia 13, sábado. Os descendentes convidam para que os parentes conheçam a terra escolhida por Christian, o primeiro Tietböhl a chegar ao Brasil. Os organizadores pedem confirmação até o dia 8, pelo telefone ou WhatsApp (51) 99815-4285.
Cristhian Tietböhl nasceu em Demmin (Prússia), em 1828, onde era oficial do Exército Imperial Prussiano, e tinha uma fina formação intelectual e artística. Era pedagogo e músico. Casou-se, no Vale do Rio Três Forquilhas, com Catarina Eigendrodt. Tiveram sete filhos e duas filhas. Em 1860, fundou, junto com outros companheiros, a banda de música de Três Forquilhas. Estabeleceu uma escola particular e assumiu o cargo de regente do coral da igreja.
Seus filhos e netos dariam continuidade ao seu empenho, mantendo a banda e o coral durante quase cem anos de atividades ininterruptas por três gerações da família Tietböhl. Cristhian e Catarina morreram no naufrágio do barco Itapeva, na Lagoa da Pinguela (Osório), em 1º de junho de 1894.
Zanandréa
Será realizado no dia 13 (sábado), em Paim Filho, o 5º Encontro da Família Zanandréa. O início será a partir das 9h, com recepção no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio. Às 10h, haverá missa festiva com as presenças de dom Girônimo Zanandréa, do padre Renê Zanandréa e do pároco Nilson Mezomo. Às 12h, será servido um almoço na sede do Grêmio Esportivo e, na sequência, serão exibidas as delegações e a árvore genealógica, além da realização de atividades culturais.
Os Zanandréa chegaram em 1877. O primeiro a colocar os pés em terras brasileiras, em São Sebastião do Caí, foi Luigi, aos 60 anos, acompanhado da esposa, Giustina Mantovani, 39, e dos nove filhos: Micheli, Carolina, Giosepe, Teresa, Luigi, Carmela, Carlos, Benjamim e Angelo. A família dedicava-se à moagem de trigo e milho, profissão exercida na Itália. Contato e mais informações pelo telefone (54) 98406-0068.
Cantarelli
O 5º Encontro da Família Cantarelli reunirá os descendentes em Curitiba, no dia 13, sábado, no Encantos do Butiá Eventos (Rua Antonio Wolpe, 508). Informações pelo telefone (41) 98708-3993, com Karina, ou pelo site www.cantarelli.com.br