Rasia
Em 2 de dezembro de 1913, chegava ao Brasil, no porto de Santos (SP), o vapor europeu Citta di Torino, trazendo imigrantes italianos vindos em busca da terra prometida. Assim que aportaram, viram que a vida não seria fácil em terras brasileiras.
Luiz Rasia, a esposa, Maria Chiarotto, e os seus três filhos, Romano, Ernesto e o caçula Miguel Rasia, hospedaram-se na Hostelaria de Santos, conforme cópia do Livro de Registro, que faz parte do acervo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Após, seguiram para o sul do país passando por Caxias, Farroupilha, Espumoso, Soledade e Passo Fundo, com destino a Três Passos. Ao pedirem pouso na cidade de Coronel Bicaco, receberam um convite de amigos para fixarem residência e trabalharem. Luiz Rasia era ferreiro, o que faltava por aquelas bandas.
Romano casou-se com Ida Gasparetto, com quem teve quatro filhos, Nadir, Darcy, Holmira e Vilmar, e foi morar para os lados de Getúlio Vargas e Jacutinga. Ernesto casou-se com Angelina Giacomet e teve nove filhos: Roma Maria, Maria Libera, Helena Ema, Ernesta, Angelo, Gilberto, Tereza, Antonio Paulo e Miguel, espalhados em Coronel Bicaco, Campo Novo, Porto Alegre, Curitiba e Mato Grosso.
Miguel casou-se com Mitilde, com quem teve quatro filhos: Mariazinha, Lurdes, Terezinha e Luis, e residiu em Cunha Porã e Maravilha, em Santa Catarina. O primeiro encontro da família será realizado no sábado, dia 22, no CTG Tropeiros do Campo Santo, em Coronel Bicaco, a partir das 10h. Contatos com Elis Regina, (51) 98427-3839, ou com Toninho Zanella, (55) 99931-8088.
Scheffler
Os descendentes de Andreas Christian Scheffler (que era casado com Sophie Grevenhagen e chegou ao RS em 1858) estarão reunidos para o 12º Encontro da Família Scheffler, no domingo, dia 23, na cidade de Teutônia. Além da recepção aos participantes na prefeitura, a partir das 9h, a programação inclui visitas ao Museu Henrique Uebel e ao Artesanato Sapato de Pau. Às 12h, haverá culto ecumênico, seguido de almoço no Restaurante Lagoa da Harmonia.
Depois, será proferida, por Fernando Júlio Korndofer, uma palestra sobre a história da família. Após, haverá música e confraternização. As presenças devem ser confirmadas até o dia 20, com Renato Lauri, (51) 99967-0551; Roberto Auri, (51) 99848-4819; Andréa Jussara, (51) 99949-5562; e Marlene Krutzmann, (51) 99534-3469. Os descendentes se espalharam, principalmente, pelo Vale do Sinos, Taquari, Alto Jacuí e Santa Catarina.