O movimento sociorreligioso Mucker ocorreu na antiga colônia de São Leopoldo, mais precisamente no Ferrabraz, hoje município de Sapiranga, entre 1868 e 1874. O massacre que culminou com a desmobilização do movimento acaba de completar, portanto, 144 anos. Durante seis anos, um grupo de colonos alemães, imigrantes e descendentes moradores da região, organizou-se pelas interpretações da Bíblia e pelas práticas curativas de Jacobina Maurer e de seu marido, João Jorge Maurer, dois agricultores.
Neste período em que exerceu suas atividades, o casal Maurer granjeou um número expressivo de simpatizantes e, com isso, legitimou a sua existência e suas práticas religioso-curativas. No entanto, o grupo ganhou a antipatia de parte significativa da população de São Leopoldo, em especial das elites políticas e econômicas.
As acusações de parte a parte foram aumentando e se convertendo em xingamentos, abaixo-assinados às autoridades, agressões, assassinatos e, por fim, resultaram no massacre dos seguidores. Houve dezenas de mortes, prisões e fuga. Os membros desse grupo ficariam marcados por gerações, com o estigma de terem participado dos encontros no Ferrabraz.
A Editora Oikos está lançando mais um livro sobre o assunto: Afetos e Circunstâncias: os Mucker e seu Tempo, de Maria Amélia Schmidt Dickie, com prefácio do professor Otávio Velho. A pesquisa da autora está centrada nos autos dos processos e, neste sentido, sem dúvida, tem uma característica inédita. Ela analisa e confronta versões acusatórias e dos próprios Mucker sobre o episódio, para romper com o mistério que ainda ronda este movimento.
O lançamento será no dia 26 de setembro, uma quarta-feira, às 19h, no auditório central da Unisinos (Campus São Leopoldo). A atividade integra a programação do Seminário Internacional Migrações: Perspectivas e Avanços Teórico-Metodológicos dentro do 23º Simpósio de História da Imigração e Colonização (IHSL e PPGH da Unisinos). Mais informações com a Editora Oikos, pelo telefone (51) 3568-2848 ou pelo e-mail vendas@oikoseditora.com.br