Lupicínio Moraes Rodrigues, ou simplesmente Mutinho, sobrinho de Lupicínio Rodrigues, iniciou sua carreira de músico profissional como baterista na noite porto-alegrense, tocando em conjuntos de baile, acompanhando cantoras como Elis Regina, em início de carreira, participando de, e vencendo, festivais de música aqui na Capital.
Ao mudar-se para São Paulo, rapidamente assumiu o posto de baterista oficial da dupla Toquinho e Vinicius de Moraes. Com os dois, fez temporadas internacionais em célebres encontros deles com Tom Jobim, Chico Buarque e Quarteto em Cy pela Europa e Américas.
Mutinho vivenciou o desaparecimento do pianista Tenório Júnior, em Buenos Aires, vítima da repressão dos militares que comandavam a Argentina na época. Ele tocou com Gerry Mulligan, Herbie Hancock, Wayne Shorter e foi fundador do Bar Baretto, piano-bar localizado no Hotel Fasano, endereço elegante de São Paulo, onde atua até hoje.
Nesse caldo cultural, o músico desenvolveu o talento de compositor que o acompanhou desde menino. No convívio em quartos de hotel e nos tours com Vinicius e Toquinho, criou vários sucessos em parceria com a dupla. Turbilhão, Oilá, O Caderno, Panamá, Escravo da Alegria, verdadeiros hits da MPB, e algumas que nunca tinham sido gravadas agora revelam-se no primeiro disco, que registra essa longa e bem-sucedida carreira de compositor.
No CD Meu Segredo (título da música que Toquinho “letrou” escondido do poetinha), Mutinho também canta músicas em parceria com João Palmeiro, Carlos Chagas, Marcio Mutalupi e composições com letra e música próprias.
Os arranjos bem cuidados e as participações muito especiais de Miúcha, Georgiana de Moraes e do próprio parceiro maior, Toquinho, além de músicos como Nenê, baterista do Quarteto Novo de Hermeto Pascoal, e de um elenco dos melhores músicos paulistanos, tornam ainda mais rico o maravilhoso trabalho de 14 faixas.
No próximo sábado, dia 7, no Espaço 373 (Rua Comendador Coruja, 373 – bairro Floresta), num show em Porto Alegre, Mutinho vai se apresentar ao violão com os produtores e músicos Wagner Amorosino, teclado, e Bruno de La Rosa, violão. Convidou, também, um veterano companheiro dos tempos do conjunto Flamboyant, o baterista Gersi Saraiva, e Salvador Touguinha, jovem e talentoso contrabaixista, filho de Fausto Touguinha (outro famoso percussionista do tempo dos bailes), do grupo de Norberto Baldauf.
Mutinho promete, ainda, uma canja na bateria, com sua levada característica, que certamente a todos encanta. Será uma noite para reavivar a memória e curtir as muitas histórias da longa carreira deste maravilhoso músico, compositor e cantor. Alguns parceiros, como Raul Ellwanger (que já confirmou participação), estarão presentes na plateia e no palco. Informações pelos telefones (51) 98142-3137 e (51) 99508-2772.