Para os apreciadores de carros antigos, a Família Calhambeque é uma das atrações do bairro Sarandi, em Porto Alegre. Ali, há 55 anos, Acácio Francisco de Souza começou com uma simples oficina, hoje transformada numa empresa dedicada à restauração e à manutenção de veículos desse segmento. Depois de aperfeiçoar seus conhecimentos mecânicos com o sogro, José Olivo, Acácio passou a instalar carroçarias nas camionetas Dodge, importadas dos Estados Unidos por uma revenda, que eram despachadas apenas com a cabina e o chassi.
Com o passar do tempo, Acácio viu os filhos, Ricardo, Roberto e Eduardo, e mais tarde os netos, Ismael e Gabriel, se interessarem pelo mesmo ofício e tocarem o negócio junto com o patriarca. Na Expoclassic de 2009, realizada em Novo Hamburgo, a Família Calhambeque recebeu da revista Classis Show o prêmio Destaque do Evento pela restauração de um Citroën 11 Légère (leve).
A parceria com o Veteran Car Club RS e a amizade com o seu presidente, Rodrigo Ruiz, proporcionaram um presente inesperado para Clarice, filha de Acácio: ser conduzida a bordo do suntuoso Citroën até uma churrascaria, local da cerimônia civil do seu casamento, em março de 2010.
Já passaram pela oficina da Família Calhambeque inúmeros carros antigos, como um Ford Modelo T 1923, um Chevrolet 1925, um Mercedes Benz 1951, entre tantos outros.
Um Ford Modelo A 1928, de propriedade da casa, é o preferido. Com ele, Acácio ganhou o prêmio de carro mais antigo de um evento em Cachoeirinha, em 2011.
Colaboração de Guilherme Ely