Em 1977, aos 21 anos, o portenho Rodrigo Mario Ruiz decidiu adotar um novo porto. Há 40 anos vivendo em Porto Alegre, esse simpático argentino, proprietário da empresa Mincarone (dedicada à refrigeração de caminhões e ônibus), trouxe na bagagem a paixão por carros antigos. Ainda em Buenos Aires, com apenas 11 anos, ele, em parceria com dois irmãos, comprou um Ford Modelo T, ano 1927, que não funcionava.
O desafio e a satisfação de colocar o calhambeque para rodar inocularam definitivamente no sangue do garoto o prazer de colecionar relíquias automotivas. Hoje, com 62 anos, casado há 30 com Márcia, pai de Camila e Thiago e avô de quatro netos, Rodrigo possui o apreciável acervo de 15 veículos, incluindo uma antiga moto Norton, 1952, igual à "La Poderosa" que seu conterrâneo Che Guevara usou para cruzar a América Latina.
Além de diversos carros Ford, como o Club Cabriolet 1937 e a "barata" Cupê 1946 que aparecem nas fotos, o aficionado adquiriu um caminhãozinho Chevrolet 1927, que ficou por mais de 40 anos parado numa garagem. Depois de minuciosa restauração, os carros voltam plenamente à forma, apresentam aspecto de novo e podem ser usados até para ir diariamente ao trabalho, ritual observado para preservar a sua saúde mecânica. Um Citröen 11 Legere 1953 e outro 2 cavalos (Patinho Feio) 1970 também são itens exibidos com justificado orgulho.
No ano passado, Rodrigo foi escolhido para presidir o Veteran Car Club do Brasil – RS. De lá para cá, ele tem se empenhado ainda mais na divulgação e incremento das práticas do "antigomobilismo".
Neste momento, ele está dedicado à organização da Exposição de Carros Antigos que vai ocupar o quarto andar do Shopping Bourbon Wallig entre os dias 10 e 19 de novembro próximo. Lá serão exibidos mais de 110 carros, bicicletas e motos que já fazem parte da história. Concluo dizendo que a coleção é tão bacana, que só mesmo apreciando os carros ao vivo. Taí a oportunidade.
Contatos pelo telefone (51) 98164-8113 ou pelo e-mail presidente@veterancarclub-rs.com.br
Colaborou Guilherme Ely