John Shipton, pai do ativista australiano Julian Assange, estará em Porto Alegre nesta quinta-feira (24) para participar de uma sessão comentada do documentário Ithaka – A Luta de Assange (2021), de Ben Lawrence, marcando sua pré-estreia nos cinemas. Após a exibição, que começará às 19h, na Sala Redenção do Campus Central da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), Shipton conversará com o jornalista Leandro Demori.
O filme mostra a luta do pai pela liberdade de Assange, que foi preso após divulgar uma série de documentos sigilosos do governo dos Estados Unidos. Antes de ser encarcerado, Assange passou sete anos asilado na Embaixada do Equador em Londres.
Sinatra encontra Carlos Gardel
Reza a lenda que, em 1934, o icônico cantor de tango Carlos Gardel estava em Nova York quando foi apresentado a um fã ansioso para conhecer o “grande barítono rio-platense”. Este jovem seria ninguém menos do que Frank Sinatra, com apenas 19 anos.
Recriando o suposto encontro, o musical Quando Frank Conheceu Carlitos já está disponível na plataforma de streaming Disney+. Passando por temas como amor, amizade e jogos de azar, a produção é estrelada por Pablo Turturiello e Oscar Lajad, nos papéis, respectivamente, de Sinatra e Gardel.
Da Noruega para Porto Alegre
Vinda da Noruega, a banda Time Is A Blind Guide se apresenta nesta quinta em Porto Alegre. Com ingressos já esgotados, o show será às 20h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440). Tendo o baterista Thomas Strønen como seu líder, o grupo combina jazz, música clássica e folk em sua sonoridade. Completam o time os músicos Ayumi Tanaka (pianista), Leo Svensson Sande (violoncelista), Morten Vagan (contrabaixo) e Hakon Aase (violino).
Nos próximos dias: mostra Alma Campeira
Em sua terceira edição, o projeto Estância das Artes levará à Expointer a mostra Alma Campeira, com mais de 40 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas, de sete artistas, destacando a lida do campo e representando personagens e paisagens do universo regional. A visitação será das 8h às 20h, no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, durante a edição 2023 da Expointer, que começa neste sábado (26) e vai até o dia 3 de setembro, em Esteio.
Com curadoria de Marciano Schmitz, a mostra coletiva contará com recursos de acessibilidade, como audiodescrição das obras, pranchas táteis para deficientes visuais e mediação em Libras.