Embora glamourosa, a vida dos astros da TV e do cinema está longe de ser fácil. Por isso que, nos últimos anos, tornou-se comum ver grandes estrelas comunicarem que darão uma pausa na carreira — aos moldes do que fizeram nomes como Cameron Diaz e Sandra Bullock, que não descartaram a possibilidade de voltar às telas. Outros astros, como Jim Carrey, Jack Nicholson e Bruce Willis, que enfrenta problemas de saúde, foram mais categóricos ao anunciar que estariam se aposentando de vez da atuação, para a tristeza dos fãs.
Nem sempre o momento é marcado por um filme grandioso e que faça jus à despedida, mas as produções responsáveis por "aposentar" atores e atrizes famosos sempre acabam por se tornar emblemáticas — às vezes, justamente por não serem tão boas assim.
Abaixo, GZH reúne uma lista de produções que permitem ver pela última vez grandes nomes do cinema.
Sonic 2
A notícia da aposentadoria de Jim Carrey, em abril do ano passado, pegou a todos de surpresa. Após interpretar o vilão Doutor "Eggman" Robotnik em Sonic 2, o astro da comédia anunciou que o longa sobre o ouriço azul seria seu último trabalho no cinema. O filme, disponível no Amazon Prime Video, traz o vilão de Jim Carrey caçando uma esmeralda que possui o poder de destruir civilizações, enquanto Sonic tenta impedi-lo.
Em entrevista ao programa Access Hollywood, Jim Carrey revelou que Sonic 2 marcaria sua despedida em razão do desejo de focar em outros aspectos da vida.
— Eu realmente gosto de ter uma vida tranquila. Gosto de colocar tinta na tela, trabalhar a minha vida espiritual, e sinto que tenho o suficiente. Isso é algo que você nunca ouvirá outra celebridade dizer: eu tenho o suficiente. Já fiz o suficiente — disse ele.
Assassin
Astro de Duro de Matar, Bruce Willis teve sua aposentadoria anunciada pela família no ano passado, após ser diagnosticado com afasia. Neste ano, ele teve o diagnóstico atualizado para demência frontotemporal, doença neurodegenerativa que provoca a perda progressiva das funções cerebrais.
O último filme do ator foi Assassin, que estreou em março de 2023. O thriller de ação e ficção científica traz Bruce Willis como o militar de elite Valmora, que lidera a criação de uma tecnologia tão futurista quanto perigosa, que acaba por dar errado.
O longa foi gravado antes da aposentadoria de Willis e conta com boa dose de tiroteio e pancadaria, funcionando como uma bonita despedida para o astro. Contudo, Assassin ainda não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.
Trama Fantasma
Vencedor de três Oscars, Daniel Day-Lewis comunicou sua aposentadoria da atuação em 2017. O último filme dele foi Trama Fantasma, disponível no Amazon Prime Video.
No longa dirigido por Paul Thomas Anderson, Day-Lewis vive um estilista que lhe rendeu a sexta indicação ao Oscar. Entretanto, o ator disse que ele e o diretor foram acometidos por uma tristeza profunda durante as gravações, o que motivou sua opção pela aposentadoria.
— Antes de fazer o filme, eu não sabia que ia parar de atuar. Paul e eu rimos bastante antes de filmar, até que paramos de rir, porque ficamos sobrecarregados por um sentimento de tristeza — disse, em entrevista à W Magazine. — Preciso acreditar no valor do que estou fazendo. O trabalho pode parecer vital. Irresistível, mesmo. E se o público acreditar, isso deve ser bom o suficiente para mim. Mas, ultimamente, não é — detalhou o ator.
Keanu: Cadê Meu Gato?
A decisão de Daniel Day-Lewis também inspirou a aposentadoria de Jordan Peele na atuação. Aclamado pela direção de filmes como Corra!, Nós e Não! Não Olhe!, Peele começou sua carreira atuando no programa Mad TV e participou de diversas outras séries e filmes, além de dublar animações. Em entrevista à Entertainment Weekly, em 2018, ele citou Day-Lewis para anunciar que seguiria trabalhando somente como diretor.
— Daniel Day-Lewis e eu estamos juntos (rindo). Atuar não chega nem perto de ser divertido como a direção é para mim — disse.
Depois, ao The Hollywood Reporter, o cineasta brincou que decidiu deixar a atuação após ter sido convidado para interpretar o emoji de cocô em Emoji: O Filme. Ele ainda disse que assistir às produções em que atua é como uma "masturbação ruim".
— Gosto de assistir a meus filmes. Consigo ver aqueles que dirijo, mas me ver atuando parece que é um tipo ruim de masturbação, uma masturbação que você não curte.
O último filme de Jordan Peele como ator foi Keanu: Cadê Meu Gato?, disponível para aluguel em plataformas como Apple TV, YouTube e Amazon Prime Video. No longa, dois amigos, interpretados por Peele e Keegan-Michael Key, levam uma vida tranquila e até que o gato de um deles é roubado, desencadeando uma série de confusões.
Como Você Sabe
Um dos nomes mais aclamados do cinema mundial, Jack Nicholson deixou a indústria cinematográfica em 2010, após interpretar o personagem Charles Madison na comédia romântica Como Você Sabe. O longa que marca a despedida do ator está disponível na Netflix.
À época da aposentadoria, rumores apontavam que Nicholson enfrentava dificuldades para lembrar de suas falas. Recentemente, fontes próximas ao ator disseram à imprensa que ele enfrenta problemas de saúde mental e vive recluso em Beverly Hills, na Califórnia.
Nicholson ganhou dois Oscars pela atuação em Um Estranho no Ninho e Melhor é Impossível. Ele também interpretou Coringa no icônico Batman de 1989, além de estrelar filmes clássicos como O Iluminado.
Bônus: Primavera e a despedida de uma estrela da TV brasileira
A brasileira Ana Paula Arósio não poderia ficar de fora da lista. A atriz abandonou a atuação na televisão em 2011, quando desistiu de estrelar a novela Insensato Coração, da Globo, da qual seria protagonista. Desde então, ela vive longe dos holofotes.
Uma última oportunidade de assistir à atriz surgiu no ano passado, com a estreia do filme Primavera. O longa foi gravado em 2005 e levou quase 20 anos para ficar pronto, sendo lançado somente em 2022.
Primavera acompanha a vida de uma família ao longo dos séculos através de memórias que são transmitidas de pai para filho, em sonho, momentos antes da morte do genitor. O longa está disponível para aluguel em plataformas como Apple TV, YouTube e Google Play.