Carregar dois dos nomes mais influentes da música popular brasileira não impediu que Bem Gil e Moreno Veloso buscassem um espaço de destaque para suas próprias trajetórias. Assim eles têm trabalhado, lançando produções autorais que reivindicam suas próprias sonoridades. Unidos, na noite desta quarta-feira (16), eles sobem ao palco do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n°) para um show que pretende celebrar a música e a amizade que cultivam ao longo dos anos. O espetáculo será às 20h.
Imersos no mundo da MPB desde o nascimento, os dois artistas seguiram os passos dos pais, Gilberto Gil e Caetano Veloso, ao escolherem a arte como sua área de atuação. Moreno lançou seu primeiro álbum em 2000, ao lado do grupo +2. Em tom leve e intimista, Máquina de Escrever Música fez parte de uma série de três discos e alcançou destaque à época.
Cerca de uma década depois, Bem lançou o seu primeiro disco com a banda Tono. Em 2009, o álbum Tono Auge marcou não apenas a estreia do grupo como também deu início a uma fase mais atuante do filho de Gil na cena musical.
Encontros
A proximidade das famílias e de seus próprios interesses fizeram os caminhos dos artistas se encontrarem diversas vezes, o que também resultou em trabalhos lançados em conjunto.
Em 2014, produziram os discos Gilbertos Samba e Gilbertos Samba Ao Vivo. No ano seguinte, foram os responsáveis pela produção musical do registro ao vivo do show Dois Amigos e Um Século de Música, de seus pais. E em 2017, rodaram o país com o espetáculo Refavela40. Os ingressos para o show desta quarta custam a partir de R$ 100 e estão à venda no site do Theatro São Pedro.
Mostra explora a liberdade artística
Um espaço para os artistas se expressarem de forma livre. É deste fio condutor que surge a mostra Eu Não Vou Fazer Parte da História da Arte, que inaugura quinta-feira (17), às 18h, no Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1.223). Uma exposição composta por trabalhos de artistas que deixaram de lado a busca por fama e reconhecimento, abrindo mão do medo de serem esquecidos ou considerados irrelevantes. O resultado: formas mais autênticas de lidarem com suas produções. A mostra é promovida pela Revista Fracasso, publicação independente focada no mundo das artes. Visitações de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados, das 11h às 18h.
Noite clássica no Santander
Com regência de Tiago Flores, a partir das 20h desta quarta, a Orquestra de Câmara da Ulbra executará uma nova apresentação no Átrio do Farol Santander Porto Alegre (Rua Sete de Setembro, 1.028). O destaque do programa será a Pequena Serenata Noturna, de Mozart, que fecha o show. Ingressos a R$ 17 pelo Sympla, com taxas.
Best-seller no streaming
Ainda no clima de Dia dos Pais, o Amazon Prime Video acaba de disponibilizar o filme Papai é Pop (2022). Inspirado no best-seller homônimo de Marcos Piangers e estrelado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, o longa conta a história de Tom, um homem que precisa aprender como cuidar da filha, enquanto vê sua vida se transformar e passa a questionar a forma como a sociedade enxerga um pai presente. A comédia é dirigida por Caito Ortiz (de O Roubo da Taça).