Enquanto o público espera pela 16ª edição da Parada de Luta LGBTI, que ocorre neste domingo (2), na orla do Guaíba, em Porto Alegre, com o tema LGBT's na Rua, A Luta Continua!, outras atrações estão previstas para ocorrer nesta quarta-feira (28). Assim, não faltarão opções para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT+.
A data, vale lembrar, é marcada pelo levante dos grupos oprimidos contra a truculência policial na cidade de Nova York, concentrados nas manifestações no bar Stonewall, em 1969. No ano seguinte, o dia foi escolhido como data para a primeira parada gay do mundo, com uma marcha de 4,5 quilômetros na mesma cidade.
Para ajudar a comemorar a data, GZH selecionou algumas dicas de TV, streaming e cinema, além de opções da programação cultural em Porto Alegre.
Exposições
Das 19h às 20h30min desta quarta-feira, as equipes educativas da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) promovem um percurso por produções LGBT+ representadas em exposições nos dois espaços. São elas: Inspira, Respira, Trans… Não Pira!, Entre Rios: Sul Terra Indígena e (Des)Monta.
O evento contará com falas dos artistas LGBT+ sobre suas obras presentes nas mostras e sobre como questões identitárias perpassam suas produções de modo geral. Ao final, será realizado um debate na Travessa dos Cataventos acerca dos espaços de representatividade para a comunidade queer.
O encontro passará pelos seguintes espaços: Galeria Sotero Cosme, Espaço Maria Lídia Magliani, Laboratório Vânia Toledo e Travessa dos Cataventos. Para participar, não é preciso ingresso e a atividade é gratuita. A atração é limitada aos 20 primeiros participantes que se apresentarem.
Cinema
A Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736), na CCMQ, dentro da programação de filmes com temática LGBT+ que ocorre nesta semana, exibe nesta quarta-feira A Primeira Morte de Joana, da diretora gaúcha Cristiane Oliveira. A trama acompanha Joana, 13 anos, que quer descobrir o motivo de sua tia-avó ter morrido sem nunca ter namorado ninguém.
Os questionamentos e descobertas da adolescente mexem com a comunidade tradicional em que ela vive, no sul do Brasil. Com locações nas cidades de Osório e Santo Antônio da Patrulha, o filme será exibido a partir das 19h15min e, na sequência, haverá debate com integrantes da ONG Somos. Os ingressos são vendidos a R$ 8.
TV aberta
A Globo exibe nesta quarta-feira, na Sessão da Tarde, a partir das 15h30min, o filme Com Amor, Simon. A trama acompanha Simon, um adolescente que encontra dificuldade em revelar para as pessoas ao seu redor que é gay.
O jovem, porém, surpreende-se ao descobrir que um colega anônimo na escola também é. E tudo fica mais complicado quando suas conversas com a pessoa anônima acabam sendo divulgadas. O longa embrulha a história de maneira leve e divertida, dando destaque também para o apoio que Simon recebe de seus pais.
TV por assinatura
O Telecine oferece a programação especial Orgulho que Atrai Orgulho nesta quarta. O Telecine Premium exibe, a partir das 17h35min, os filmes Depois Daquela Festa, Marte Um, Minha Mãe É Uma Peça 3 e Mais que Amigos. Já o Telecine Cult começa a exibição a partir das 13h45min com os filmes Retrato de Uma Jovem em Chamas, Rafiki, Tinta Bruta e A Criada. O Canal Brasil fará maratona, a partir das 16h30min, dos filmes As Cores do Divino e Cazuza – O Tempo Não Para.
No Multishow, às 18h15min, Tatá Werneck recebe Lulu Santos no Lady Night. Durante o programa, o cantor abre o coração e fala sobre autoafirmação, empoderamento e se declara para o marido. Em seguida, às 19h, vai ao ar o episódio Parada Gay da série Tô de Graça. Às 19h30min, o canal exibe um episódio de Vai que Cola em que Bicha Bichérrima (Paulo Gustavo) chega à pensão e diz ter um plano de tornar o Méier o lugar mais gay de todos.
Já a programação do Canal BIS apresenta dois documentários: às 20h30min, vai ao ar Tombadoras, que conta histórias de Pabllo Vittar, Gloria Groove e Aretuza Lovi, cantoras drag queens que resistiram e superaram o preconceito dentro e fora de casa, tornando-se estrelas da música atual. Às 21h30min, o canal exibe o inédito Army of Lovers in The Holy Land, que é contado pela própria banda sueca e que levanta questões além da música, especialmente a respeito de sexualidade, liberdade, pertencimento e raiz.
Evento
A Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil no RS (OAB/RS) realiza um evento alusivo ao Dia Internacional do Orgulho LGBT+. O encontro ocorre de maneira presencial a partir das 19h30min, no Espaço Cubo da OAB/RS (Rua Manoelito de Ornellas, 55, Praia de Belas), em Porto Alegre. O evento gratuito contará com música ao vivo com a cantora e compositora Leny Barcellos, intervenção artística de Glória Crystal e apresentação do projeto do estatuto da pessoa trans, por Atena Roveda. A apresentação será de Vagner Oliveira.
Streaming
Para quem gosta de maratonar uma boa série, existem ótimas opções nos serviços de streaming que exploram a temática LGBT+.
Heartstopper
Um dos destaques da Netflix em 2022, Heartstopper inova ao trazer uma trama leve e positiva, com direito a final feliz — raridade entre produções que abordam relacionamentos homossexuais. Sem deixar de lado o preconceito e os dilemas pelos quais passam os personagens, a história retrata a relação entre os estudantes Charlie Spring e Nick Nelson enquanto eles descobrem a paixão um pelo outro. A série já tem a sua segunda temporada garantida e ela estreia em 3 de agosto. A indicação vai também para os quadrinhos de Alice Oseman que deram origem à série — e que atualmente figuram entre os livros mais vendidos do Brasil na Amazon.
Euphoria
De modo geral, Euphoria aborda os dilemas da juventude e, entre eles, gênero e sexualidade são focos. A trama principal envolve a relação entre Rue (Zendaya) e Jules (Hunter Schafer), uma menina trans que enfrenta dilemas sobre a sua identidade. No meio disso, a série discute temas como a patologização da transsexualidade, a busca por validação e a sexualidade. As duas temporadas estão disponíveis na HBO Max, bem como o especial que é dividido em duas partes.
Manhãs de Setembro
Lançada em 2021, a série brasileira do Amazon Prime Video conta com a cantora Liniker no papel de Cassandra, uma mulher trans que trabalha como motogirl de aplicativo durante o dia e busca ser artista, fazendo cover de Vanusa em uma boate durante a noite. Entretanto, ela é surpreendida com a chegada de Leide (Karine Teles), com quem teve um romance antes da transição, e do filho Gersinho (Gustavo Coelho). A produção ganhou uma segunda temporada no ano passado, explorando ainda mais a história de Cassandra, acrescentando ao elenco nomes como Seu Jorge e Samantha Schmütz.