Nem parece, mas 1993 foi há 30 anos. E neste já longínquo período de 365 dias ocorreram momentos importantes para a cultura nacional, como a estreia da novela Mulheres de Areia — que acabou de retornar à programação da TV Globo — e a vitória da gaúcha Leila Schuster no Miss Brasil. Também nesta época, Michael Jackson vinha ao país pela primeira vez em carreira solo para dois shows em São Paulo.
Já no cinema nacional, o momento era de escassez, devido aos cortes financeiros provenientes do governo de Fernando Collor.
Assim, no Brasil, entre os pouquíssimos lançamentos, Alma Corsária, de Carlos Reichenbach, e Vagas para Moças de Fino Trato, de Paulo Thiago, foram os filmes que se destacaram em 1993. Porém, em Hollywood, títulos que se tornariam clássicos estavam chegando com força às salas de exibição.
GZH separou alguns títulos que celebram três décadas de existência e seguem relevantes para o cenário pop mundial. Confira:
Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
Um dos grandes blockbusters da história do cinema estreou em 1993, mostrando que não é uma boa ideia montar um parque cheio de criaturas que podem devorar seres humanos com facilidade. Dirigido por Steven Spielberg, o título, com os seus relançamentos, ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria e deu início a uma bem-sucedida franquia, que teve o seu sexto capítulo lançado em 2022.
O longa, além de vencer três prêmios do Oscar — som, edição de som e efeitos especiais —, ainda ficou marcado na cultura pop para sempre, com os dinossauros realistas de Spielberg aterrorizando a audiência até hoje.
- Disponível na Netflix, no Star+ e no Amazon Prime Video.
A Lista de Schindler
Nem só de blockbuster vive Steven Spielberg e, nitidamente, 1993 foi um grande ano para o cineasta — bem como para os fãs do cinema. Enquanto os seus dinossauros abocanhavam rios de dinheiros, o diretor entregou outro filme, que emocionaria o público e seria motivo de sua consagração na Academia: A Lista de Schindler, que venceu sete estatuetas, incluindo melhor filme e melhor direção. A trama acompanha a história real do alemão Oskar Schindler, que utilizou a sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto.
Feitiço do Tempo
O filme estrelado por Bill Murray e dirigido por Harold Ramis conta a história de um repórter que fica preso no tempo e precisa reviver sempre o mesmo dia. Apesar da recepção mediana por parte da crítica na época de seu lançamento, Feitiço do Tempo foi crescendo com o passar dos anos e, hoje, é reverenciado como um dos grandes títulos de comédia e um dos principais sobre a temática de loop temporal — que se popularizou.
- Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, na AppleTV e no YouTube.
O Estranho Mundo de Jack
Escrita por Tim Burton — mas dirigida por Henry Selick —, a animação se tornou uma das principais produzidas com a técnica stop-motion e é sempre mencionada nas listas de filmes de Natal e de Halloween.
Na história, Jack Skellington, cansado do Dia das Bruxas, decide sequestrar o Papai Noel e, assim, poder conhecer o espírito natalino. Três décadas depois, o título segue impregnado na cultura pop.
- Disponível no Disney+.
Abracadabra
Clássico da Sessão da Tarde, Abracadabra completou três décadas de magia neste ano. Na história, que se passa em Salem, três bruxas más aprisionadas há 300 anos são libertas no século 20 e, então, buscam a imortalidade. Porém, para tal, elas precisam enfrentar três crianças e um gato falante, que querem atrapalhar seus planos.
Estrelado por Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy, o título ganhou uma continuação em 2022 e mais uma sequência está vindo aí.
- Disponível no Disney+.
Free Willy
E, por falar em Sessão da Tarde, um dos filmes que marcavam ponto na atração era Free Willy, que também comemora as suas três décadas de existência neste 2023. Quem não lembra da história da amizade entre o órfão Jesse (Jason James Richter) e Willy, uma orca que está sendo treinada para ser a atração especial em um parque e que o jovem passa a lutar para libertar? Pois é, a aventura foi um fenômeno popular no Brasil e ainda ganhou duas continuações e um reboot.
- Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, na AppleTV e no YouTube.
Uma Babá Quase Perfeita
Protagonizada pelo saudoso Robin Williams, a comédia acompanha o drama de um pai que, após se se separar da esposa e perder o emprego, é impedido de passar mais tempo com os filhos. Ele, então, tem a ideia inusitada de se vestir como uma senhora idosa escocesa para conseguir o cargo de babá no seu antigo lar.
Dirigido por Chris Columbus, o filme faz parte do imaginário da geração que cresceu nos anos 1990 e, mesmo estando em evidência há tanto tempo, não parece que já tem 30 anos.
- Disponível no Disney+.
O Último Grande Herói
Tendo como protagonista a maior estrela de ação dos anos 1990, Arnold Schwarzenegger, O Último Grande Herói fez a cabeça da criançada e dos adolescentes daquela época. Na história, um jovem fanático pelo herói Jack Slater vai parar dentro do mundo fictício do cinema por meio de uma entrada mágica e, ao chegar lá, acaba caindo nas mãos dos vilões da história. Aventura e comédia se misturaram para formar um dos clássicos noventistas e que segue divertido até os dias de hoje.
- Disponível na HBO Max e no Amazon Prime Video.
Outros títulos que estão fazendo 30 anos em 2023:
- A Família Addams 2
- A Firma
- Em Nome do Pai
- Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador
- Mudança de Hábito 2
- O Anjo Malvado
- O Fugitivo
- O Jardim Secreto
- Tombstone – A Justiça Está Chegando
- Um Dia de Fúria