Abril está com uma programação cheia para os noveleiros mais chegados em nostalgia. Ao longo deste mês, a plataforma de streaming Globoplay vem incluindo clássicos de diferentes épocas em seu catálogo.
No dia 3, foi disponibilizada A Muralha (2000), minissérie de época escrita por Maria Adelaide Amaral e inspirada na saga dos bandeirantes rumo ao interior do Brasil. Na trama, Mauro Mendonça interpreta Dom Braz Olinto, um patriarca paulista que vive em conflito com um dos filhos, Tiago (Leonardo Brício). O jovem forma um triângulo amoroso com Beatriz (Leandra Leal), recém-chegada de Portugal, e com a corajosa Isabel (Alessandra Negrini), que ele acredita ser sua prima quando, na verdade, é sua irmã.
Outra produção que já está disponível é Partido Alto (1984), de Gloria Perez e Aguinaldo Silva. Ambientada nas zonas norte e sul do Rio de Janeiro, a trama aborda temas como jogo do bicho e samba, acompanhando quatro mulheres de realidades diferentes: Isadora (Elizabeth Savala) é uma jovem oprimida por um casamento difícil; a adolescente Celina (Gloria Pires) é avessa ao ofício de bicheiro do pai; a manicure Jussara (Betty Faria) é presença garantida na escola de samba Acadêmicos do Encantado; e Gilda (Susana Vieira) é uma mulher de personalidade forte.
Nesta semana, foi a vez de Lado a Lado (2012) entrar na plataforma. Vencedora do Emmy 2013 na categoria de melhor novela, a trama de Claudia Lage e João Ximenes Braga, com supervisão de Gilberto Braga, acompanha Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga), duas poderosas mulheres de classes sociais diferentes, em meio às transformações do Rio no século 20.
A partir do dia 24, chega ao catálogo a edição Malhação de 1997. O folhetim marcou as estreias de Thiago Lacerda e Thais Fersoza na TV e contou também com Luana Piovani, Camila Pitanga e Norton Nascimento.
Triângulo amoroso
Filme que esteve em cartaz nos cinemas no final do ano passado, O Amor Dá Voltas agora chega ao catálogo da plataforma de streaming HBO Max. Na produção dirigida por Marcos Bernstein, André (Igor Angelkorte) é um jovem que volta ao Brasil após um ano trabalhando com a organização Médicos Sem Fronteiras e descobre que havia trocado cartas não com sua namorada, Beta (Juliana Didone), e sim com a irmã dela, Dani (Cleo).
Última temporada de "Mrs. Maisel"
Midge Maisel começa a sair de cena, com o lançamento da quinta e última temporada de Maravilhosa Sra. Maisel no Amazon Prime Video. Sucesso de público e crítica, a série de Amy Sherman-Palladino conta a história de uma dona de casa, na Nova York dos anos 1950, que passa a investir na carreira de comediante de stand-up apesar da barreiras da época. De acordo com a sinopse, nos novos episódios, “Midge se encontra mais perto do que nunca do sucesso com que sempre sonhou, apenas para descobrir que mais perto do que nunca ainda está longe”. Os episódios saem semanalmente, com os três primeiros já no ar.
50 anos de Caravana da Barranca
Tradicional na agenda cultural do Estado, a Caravana da Barranca completou 50 anos em 2022. O evento ocorre anualmente à beira do Rio Uruguai, em São Borja. E em continuidade às celebrações de seu meio século de existência, o festival de música gaúcha apresentará, nesta terça-feira (18), uma edição especial na Capital gaúcha. O palco do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº) foi o escolhido para a ocasião.
A partir das 20h, nomes como Elton Saldanha, Sérgio Rojas, Pirisca Grecco e Vinicius Brum irão passar pelo local. Durante o show, serão apresentadas músicas, poesias e artes plásticas que representam o festival. A entrada é gratuita mediante doação de um quilo de alimento não perecível.
Cláudia Barulho e seu samba
Com suas raízes cravadas no samba, a cantora Cláudia Barulho desenvolve sua sonoridade a partir das clássicas referências do ritmo. Nesta terça-feira (18), a partir das 20h, ela estará no palco do Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307), na Capital, para apresentar o espetáculo Eu Canto Samba do Sul. Os ingressos para o show custam R$ 40 e podem ser adquiridos diretamente no local.
Mauro Castro no Sarau Elétrico
Em uma nova edição do Sarau Elétrico, Kátia Suman, Luís Augusto Fischer e Carlo Pianta convidam o escritor Mauro Castro para falar sobre Taxitramas, série de livros que chega em sua sexta publicação. O encontro ocorrerá no Ocidente (Rua Osvaldo Aranha, 960), com ingressos disponíveis a R$ 30 no local ou antecipadamente pelo e-mail katia@radioeletrica.com. O evento contará com a música de Lê Tauceda, conduzindo a canja.
Um escritor que dirige ou um taxista que escreve, Castro traz para os seus textos suas próprias histórias, que são entrelaçadas por aquelas narradas por outras pessoas. E tudo isso vira ficção.