Com mais de 60 anos de trajetória, Zoravia Bettiol é uma das mais importantes artistas visuais do Estado. Diversas em seus estilos e dimensões, suas produções mergulham em diferentes temas e contextos para ilustrar seu modo de observar e refletir sobre a realidade. Neste sábado (15), a artista inaugura uma nova exposição que apresenta sua pluralidade criativa.
Para Pequenos e Grandes Formatos: Mostra de Zoravia Bettiol, que entra em cartaz na galeria da artista (Rua Paradiso Biacchi, 109), foram selecionados 80 trabalhos que trazem desde figuras humanas e paisagens naturais até assuntos de tom político e lúdico.
"Acredito que uma exposição com tanta variedade temática e modalidade artística pode agradar e interessar a diversos públicos", comentou Zoravia no material de divulgação da mostra.
Entre os destaques da exposição, estão duas obras que fazem referência à Divina Comédia, de Dante Alighieri, e um trabalho dedicado à memória de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro que foi brutalmente assassinada em 2018.
No sábado, a abertura ocorrerá das 14h às 18h. Já as visitações, sempre gratuitas, podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 18h. Também é possível agendar outros horários pelo WhatsApp (51) 99351-8143.
Música e sapateado
O projeto Sapateado sem Fronteiras terá seu evento de encerramento neste domingo (16), às 17h, com entrada franca. No Teatro Hebraica (Rua João Telles, 508), quatro dançarinos se reúnem para a execução de uma jam session. Trata-se de uma apresentação em que bailarinos e músicos baseiam seus passos e melodias na improvisação. Participam da apresentação os dançarinos Juliana Prestes (foto), Leonardo Dias, Marcelo Veri e Valentin Cruz. Já as músicas ficam a cargo de Giovani Capeletti, Gustavo Rosa, Pedro Borghetti e Renato Müller. Na sequência, ocorrerá uma mesa-redonda mediada por Airton Tomazzoni. Distribuição de senhas uma hora antes do evento.
Concerto no Farol
Neste domingo, às 18h, a Orquestra da Ulbra dá início a uma série de concertos no Átrio do Farol Santander (Rua Sete de Setembro, 1.028). Totalizando 10 apresentações, a programação seguirá até o final do ano. Para o primeiro espetáculo, o grupo executará um programa especial de Páscoa, trazendo composições de Georg Friedrich Händel (1685–1759), como árias de O Messias, com participação dos solistas Cintia de los Santos, Roger Scarton e Fernando Cordella. Ingressos a R$ 17 via plataforma Sympla.
Adolescer
Uma fase marcada por descobertas, construção de novas relações e intensas vivências que são encaradas quase como uma grande aventura. A adolescência é o período em que as personalidades passam a ser desenvolvidas, e os interesses, descobertos.
Todos esses conflitos e diversões próprios do período são apresentados no espetáculo Adolescer, que retorna para o palco do Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861) neste domingo, às 18h. Um clássico do teatro gaúcho, a montagem é escrita e dirigida por Vanja Ca Michel.
Após a sessão, a criadora se junta ao elenco para realizar um bate-papo com a plateia sobre as questões tratadas no espetáculo, como bullying, ansiedade, autoestima e saúde mental. Os ingressos custam a partir de R$ 60 em Blueticket.