O pop rock hippie e colorido da banda britânica Coldplay vai ecoar pelo Teatro do Bourbon Country na noite deste sábado (15). A casa de espetáculos recebe, às 21h, o Coldplay Tribute Experience, um tributo ao grupo que, em março, arrastou multidões para shows em São Paulo, Curitiba e Rio. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Uhuu.
O Coldplay Tribute Experience promete transportar o público para a experiência musical e visual que é o show dos britânicos. Para isso, conta com o crivo do diretor-geral Bruno Rizzo, um especialista em tributos — é dele a concepção de renomados espetáculos deste tipo, como Queen Experience In Concert, ABBA Experience In Concert e Pink Floyd Experience In Concert. Já a direção musical é assinada pelo maestro Eduardo Pereira, regente da Orquestra Sinfônica de Sorocaba.
A intenção é que, durante a cerca de uma hora e meia de tributo, o público sinta como se estivesse mesmo frente a frente com Chris Martin e sua turma. A começar pela semelhança física entre o vocalista do tributo, o catarinense Thiago Gonçalves, e o frontman do Coldplay.
Foi, aliás, de tanto ouvir que é "a cara do Chris Martin" que Gonçalves começou a interpretar sucessos do grupo em casas noturnas de Blumenau, há cerca de 10 anos, até extrapolar os limites do país com o Coldplay Tribute Experience — no ano passado, o tributo passou por todas as regiões do Brasil e chegou a ser apresentado em Moçambique, na África.
A aceitação, segundo o vocalista, é fruto do empenho da equipe envolvida no espetáculo, da produção aos músicos. Todos os detalhes são pensados para deixar a apresentação o mais fidedigna possível, oferecendo ao público um mix da trajetória do Coldplay.
— O espetáculo não é inspirado em um show específico deles, mas uma mistura de todas as fases da banda — afirma Gonçalves. — Tocamos músicas que vão do primeiro ao último disco do Coldplay. Há músicas que eles próprios não tocam mais, mas que a gente traz e que sempre agradam quem é fã. Também trazemos referências nos figurinos, nos cenários e até no nosso piano, que tem uma pintura com elementos de diferentes momentos da banda — detalha o músico.
A principal referência passa pelo projeto de iluminação do espetáculo. Gonçalves explica que todas as movimentações de luzes são programadas previamente, em sincronia com as canções, aos moldes do que é feito pelo Coldplay em seus shows.
O tributo não conseguiu reproduzir ainda as pulseiras coloridas que viraram sensação na última turnê da banda, mas, conforme o vocalista, é algo que já está em planejamento e deve fazer parte do espetáculo ainda neste ano.
— Temos muita preocupação em fazer com que luzes e som estejam sincronizados, pois é uma das principais características dos shows do Coldplay. Tudo é pensado com base no que eles fazem. Por exemplo, se em tal música eles utilizam uma movimentação de luzes tal e uma cor tal, é isso que vai predominar quando cantarmos essa música também. Tentamos, com os recursos que temos, transportar as pessoas para um show do Coldplay — explica o vocalista do projeto.
E vem dando certo. Conforme Gonçalves, é possível sentir a emoção do público durante as apresentações do Coldplay Tribute Experience.
— Já recebemos relatos de pessoas que estavam com depressão, foram ao show e tiveram uma virada de chave na forma de enxergar a vida. Percebemos que é muito grande o impacto que a música do Coldplay causa nas pessoas, e a gente é mais um canal para que isso chegue até elas — reflete.
Coldplay Tribute Experience
- Neste sábado (15), às 21h, no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre.
- Ingressos inteiros a partir de R$ 120, disponíveis na plataforma Uhuu.