Tem clássico do cinema brasileiro estreando nesta quarta-feira (22) no streaming: Terra em Transe (1967) chega ao catálogo da plataforma MUBI, como parte das celebrações pelo aniversário do cineasta Glauber Rocha (1939-1981), nascido em 14 de março.
Eleito um dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), no ano de 2015, o longa-metragem é considerado uma das obras emblemáticas de Glauber, tendo recebido, entre outras aclamações, o Prêmio Luís Buñuel no Festival de Cannes de 1967.
Lançado durante a ditadura militar brasileira, em um período em que outros países da região sofriam sob o mesmo tipo de regime opressor, o filme é ambientado na fictícia república latino-americana de Eldorado, também desestabilizada por uma luta de poder entre diferentes setores. No centro da trama está o poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho), que tenta instigar o governador Felipe Vieira (José Lewgoy) a não se render sem luta aos desejos ditatoriais do líder populista Porfírio Diaz (Paulo Autran).
Terra em Transe não é a única novidade no catálogo de Glauber Rocha na MUBI. Desde fevereiro, também está disponível na plataforma O Leão de Sete Cabeças (1970), estrelado por Jean-Pierre Léaud e filmado em um recém-independente Congo, na África. De acordo com o serviço de streaming, a obra é “um coquetel molotov na opressão colonial”. “A resistência está presente em cada cena subversiva e nos elementos visuais arrebatadores” do filme, diz o material de divulgação.
A seleção de obras de Glauber ficará completa em 11 de abril, com a adição de O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969) no catálogo da plataforma. A trama acompanha uma nova desventura do problemático assassino de aluguel de Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Antonio das Mortes (Mauricio do Valle), no sertão brasileiro.
Ciclo de filmes de Eduardo Coutinho
A partir desta quarta (22), a Sala Redenção, localizada no campus central da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), dá a largada para um ciclo que exibirá, até julho, filmes de Eduardo Coutinho (1933-2014), um dos mais importantes documentaristas brasileiros.
As sessões serão às quartas-feiras, às 13h30min, seguidas de debates conduzidos pelo professor Eduardo Veras, do Instituto de Artes da universidade, que é também o curador da mostra. A entrada é gratuita.
A primeira atração será nesta tarde: Babilônia 2000, documentário do ano 2000 que registra os preparativos para o réveillon no Morro da Babilônia, localizado na zona sul do Rio de Janeiro. Na semana que vem, será a vez de outro clássico do autor, Edifício Master (2002).
Os espíritos de Inisherin no streaming
Um dos campeões de indicações ao Oscar deste ano, mas que voltou sem qualquer estatueta, Os Banshees de Inisherin estreia nesta quarta (22) no catálogo do Star+.
Com direção de Martin McDonagh, a comédia dramática ambientada em uma remota ilha na costa irlandesa nos anos 1920 segue os passos de Pádraic (Colin Farrell), cuja pacata existência é destroçada quando seu melhor amigo, Colm (Brendan Gleeson), decide pôr um ponto final na amizade dos dois.
Não há nenhum grande evento que explique a decisão de Colm, que anuncia simplesmente não gostar mais de Pádraic, para angústia do protagonista, que tenta a todo custo reverter a situação.
Noite de sessão do líder
Ação e espionagem embalaram o Cinema do Líder desta semana, que levou o thriller Anna - O Perigo Tem Nome (2019) para dentro da casa do BBB na última segunda-feira, em sessão para a líder Bruna Griphao e seus convidados. Quem ficou curioso com a produção pode aproveitar para ver o filme nesta noite, às 23h20min, na tela da RBS TV. Com direção de Luc Besson, a obra acompanha Anna (Sasha Luss), uma fatal agente da KGB disfarçada de top model.
Fischer e Tatit lançam livro
Professores que se dedicam há décadas ao estudo da canção, Luís Augusto Fischer e Luiz Tatit lançam o livro Forma e Formação: Uma Conversa sobre a Canção Popular (Editora da UFRGS).
Realizado pelo Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS, o evento na Capital terá um debate entre os autores, mediado por Guto Leite, nesta quarta (22), às 18h, na Sala Araucária do Centro Cultural da UFRGS, no campus central (Rua Eng. Luiz Englert, 333). A entrada é franca.
Também gratuita é a inscrição para um curso sobre canção que estes e outros professores ministram desta quara a sexta-feira. O primeiro encontro é nesta tarde, às 14h. Inscrições pelo link gzh.rs/cursocancao.
Adriana Deffenti no Solar
Adriana Deffenti é a atração desta quarta (22) no Sarau do Solar, onde a cantora, flautista e compositora apresenta o espetáculo Canções para Suportar o Caos. Em formato voz e violão, ela interpretará composições autorais e releituras. Será às 18h30min, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara (Rua Duque de Caxias, 968), na Capital, com entrada gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.