O espírito carnavalesco começa a tomar a Capital. Após dois anos sem realizar seu tradicional bloco, a orquestra feminina de bateria e percussão As Batucas agita o público neste sábado (21). Com sua formação completa, o conjunto irá realizar dois shows gratuitos no Beco do Agulha (Rua Conselheiro Camargo, 300). O espetáculo terá início às 18h30min, com o Grupo Vocal se apresentando ao lado das turmas de pandeiro. Dando sequência à festa, logo em seguida, a percussão assume o comando da noite.
Já tendo se consolidado no cenário porto-alegrense, desde 2015, a orquestra desenvolve um trabalho que integra a música como prática de fortalecimento da mulher em diferentes segmentos da sociedade. Idealizada pela baterista Biba Meira, As Batucas conta com mais de cem integrantes em seu coletivo. E são as diferentes musicalidades brasileiras que norteiam seu repertório. O samba, o baião, a bossa nova e o maracatu são alguns dos ritmos que estão inseridos no caldeirão de composições por elas executadas.
Ao longo de sua trajetória, a orquestra expandiu sua atuação a partir de novos projetos. Foi assim que surgiram o Grupo Vocal, coordenado por Raquel Pianta e Madalena Rasslan, e a oficina de pandeiro, ministrada por Julia Pianta.
Supersábado na orla
Quem passar pelo trecho 3 da Orla do Guaíba neste sábado, das 8h às 11h, terá motivo para dar uma paradinha. O SuperSábado, da Rádio Gaúcha, será transmitido direto do local, com apresentação de Mariana Ceccon e Paulo Germano e muita informação, diversão e distribuição de brindes.
Entre as atrações, estarão os músicos Rodrigo Fischmann e Diogo Brochmann, da banda Dingo, além do psicólogo Leonardo Goldberg, autor do livro O Sujeito na Era Digital.
Musical Aladdin
Neste final de semana, o espetáculo Aladdin entra em cartaz no Teatro do Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230). Baseada no clássico infantil, a montagem da Cia. Ronald Radde acompanha a relação do rapaz com a moça por quem se apaixonou: a princesa do reino. As sessões serão no sábado (21) e no domingo (22), às 18h, e os ingressos custam R$ 50 em Sympla. O musical dirigido por Karen Radde evidencia temas que conversam com a realidade, ao destacar a situação social do protagonista e de seu irmão, Abu. São dois guris em situação de vulnerabilidade que encontram o caminho para ascender após um deles encontrar a lâmpada mágica.
Vitor Ramil em casa
O Festival Internacional Sesc de Música segue com sua programação, levando atrações musicais para diferentes espaços da cidade de Pelotas. No sábado (21), a Praia do Laranjal será convertida em um palco a céu aberto que receberá alguns dos artistas convidados pelo evento. E o espetáculo principal, que também fará o fechamento do dia, será marcado pela união da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro com o músico Vitor Ramil (foto). Com início a partir das 20h, o show será gratuito.
Cantor, compositor e escritor, Ramil deve apresentar sucessos como Estrela, Estrela, Satolep e Milonga de los Morenos. No festival, além de interpretar suas composições, ele também leva para o concerto outros clássicos da música brasileira. A regência da noite terá o comando do maestro Evandro Matté.