O que um prestigiado chef está fazendo comandando a cozinha de uma espelunca que vende sanduíches de carne em Chicago? É uma das primeiras questões que emerge em O Urso, comédia dramática de oito episódios atualmente disponível para streaming no Brasil pelo Star+.
A produção, lançada no ano passado e que nas últimas semanas rendeu o Globo de Ouro e o troféu do Critics’ Choice Award de melhor ator para Jeremy Allen White, cozinha esse mistério em banho-maria ao longo da primeira temporada.
Claramente angustiado com a recente morte do irmão, Carmy (White) surge desde o primeiro episódio como um homem em uma missão: salvar o restaurante da família, que foi deixado a ele como uma herança maldita.
Todos ao seu redor, dos funcionários do estabelecimento à sua irmã mais velha, o aconselham a desistir. O lugar está a beira da falência e a saída lógica seria vender o prédio por seu valor imobiliário. Mas, apesar de claramente atormentado pela tarefa, o protagonista não aceita desistir. Ele prefere negociar seus pertences mais valiosos antes de pensar em vender o restaurante.
Parece insanidade, mas parte da mensagem da série de Christopher Storer aparenta ser esta mesmo, que decidir trabalhar na indústria gastronômica é abrir mão de qualquer chance de uma vida tranquila.
– Seria estranho trabalhar em um restaurante e não perder a cabeça – destaca Sydney (Ayo Edebiri), a sous chef de Carmy, ao conversar com um dos seus companheiros de trabalho.
Em meio a essa loucura, O Urso acaba sendo um prato cheio aos telespectadores: oferece tensão nas cenas dentro da cozinha, humor no relacionamento entre os chefs e sensibilidade ao tratar de temas como morte e luto.
Renovada para uma segunda temporada, a produção deve ganhar novos episódios ainda no segundo semestre deste ano.
Tributo aos 80 anos de Janis Joplin
Em celebração aos 80 anos da lenda da música Janis Joplin (na foto abaixo), que nasceu em 19 de janeiro de 1943, em Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos, o canal por assinatura BIS apresenta na noite desta quinta-feira (19), a partir das 20h30min, um episódio especial da série documental Rock Legends dedicado à artista, morta em 1970.
A produção recupera os melhores momentos da carreira da cantora e compositora, cuja presença de palco eletrizante marcou o mundo da música no final dos anos 1960. A partir de sexta-feira (30), o conteúdo também ficará disponível para streaming nas plataformas Canais Globo e Globoplay + Canais, somente para assinantes.
“That ‘90s Show” estreia
Os anos 1990 tomam a Netflix nesta quinta (19), com a estreia de That ‘90s Show. Derivada da sitcom That ‘70s Show, a série acompanha Leia Forman (Callie Haverda), filha do casal Eric (Topher Grace) e Donna (Laura Prepon), indo visitar nas férias de verão os avós Red e Kitty, mais uma vez interpretados por Kurtwood Smith e Debra Jo Kupp. Durante o passeio, ela conhece uma nova geração de adolescentes de Point Place “sob o olhar atento de Kitty e o olhar severo de Red”.
Mostra une música e cinema
Duas artes se encontram na Mostra de Cinema Musical Gaúcho. A proposta do festival é exibir, todas as quintas-feiras, longas produzidos a partir de diferentes projetos musicais audiovisuais. A primeira sessão do evento ocorre nesta noite, a partir das 19h.
Na Sala Eduardo Hirtz, localizada na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), será transmitido o filme Sacada Musical. Dirigida pelo cineasta Cleber Zerbielli, a produção narra a trajetória do artista Yamandu Costa e sua relação com um símbolo da cultura gaúcha, a erva-mate.
O encontro também contará com a participação do Quinteto Canjerana, grupo instrumental que se apresentará no evento. As demais produções do festival serão publicadas no Instagram @mostracinemamusicalgaucho.
O pop eletrônico de Viridiana
Nome que tem se consolidado na cena cultural da Capital, a cantora e performer Viridiana será a primeira atração da temporada 2023 do projeto Mistura Fina. Nesta noite, a partir das 18h30min, ela estará no Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n°) para apresentar um show que evidencia seu estilo baseado no pop eletrônico.
No repertório, as canções que compõem o primeiro álbum da artista, intitulado Transfusão. Em suas letras e seus ritmos, as músicas carregam referências de composições contemporâneas mescladas com sonoridades dos anos 1980. O espetáculo tem entrada franca.
Gelson e Nelson no Café Fon Fon
Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro estarão nesta noite no Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22), a partir das 21h, para apresentar o show Arte do Encontro. Para além das canções que irão executar, os amigos dividirão com o público a história de como seus caminhos se cruzaram, dando início a essa parceria que construíram. Ingressos a R$ 80, no local.