O feriado desta quarta (7) chega com irreverência na tela da RBS TV, com a exibição, a partir das 23h05min, do especial humorístico 200 Anos da Independência – Ainda Tem Pendência?.
Produzido pela TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, a atração traz o cantor Falcão (como ele mesmo) comandando uma equipe audiovisual (ficcional) que está tentando produzir um documentário sobre a Independência do Brasil.
– Esse elenco tenta contar essa história da Independência e, com olhar múltiplo e diverso, como é o povo brasileiro, cada um vai ter uma linha, uma opinião, seu jeito de contar – explicou Vinicius Augusto Bozzo, que assina o especial ao lado de R.B.Diogo, no material enviado à imprensa.
A equipe conduzida por Falcão conta com o ator Joselino (Gero Camilo), o comediante Felisberto (Moises Loureiro), o roteirista Joca (Edglê Lima), a produtora Nina (Carolina Geraldo), o câmera e faz-tudo Chico (Ilan Gurgel) e a diretora de fotografia Carlota (Geovana Martan).
Mais do que trazer outro relato sobre a Independência, o programa busca as relações entre a história do país e o presente. O que não quer dizer que o humor fique em segundo plano, destaca o diretor Fred Mayrink:
– As pessoas podem ter certeza de que encontrarão uma história muito leve, com muita informação, curiosidades e despertando essa reflexão: “Em que ponto nós estamos quando o assunto é Independência?”.
Como Falcão aponta, tal como o público, os atores e humoristas também estão apenas tentando compreender melhor a história do país e seus desdobramentos:
– É sobre desvendar como o Brasil chegou aonde estamos e como faremos para sair dessa enrascada em que nos metemos – resumiu.
Confira outros destaques:
Cinema nacional no Tele Cine
Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2022, com oito Troféus Grande Otelo, incluindo o de melhor longa-metragem de ficção, o filme Marighella é destaque no Telecine Pipoca nesta quarta (7), na faixa das 22h. Marcando a estreia de Wagner Moura na cadeira de direção de um longa, a produção é baseada na biografia homônima lançada por Mário Magalhães em 2012 e tem como foco os últimos meses de vida do guerrilheiro, político e escritor Carlos Marighella, um dos protagonistas na luta contra a ditadura militar no Brasil.
Às margens do Ipiranga
O sete de setembro não passa em branco no Canal Brasil, que exibe às 21h40min Independência ou Morte (1972), de Carlos Coimbra. O drama histórico romantiza a vida de Dom Pedro I (Tarcísio Meira), desde a fuga dele de Portugal, ao lado do restante de sua família, até sua ascensão a Príncipe Regente e a subsequente proclamação da Independência, em 1822. Glória Menezes, enquanto isso, interpreta a Marquesa de Santos (ambos na foto).
Macarenando Dança Caetano
A companhia de dança Macarenando apresenta nesta quarta o espetáculo Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano. A performance integra um projeto desenvolvido pelo grupo que, a partir da pesquisa de gestos literais, extrai movimentos de dança inspirados em letras musicais.
A apresentação desta noite teve como base 30 composições da obra de Caetano Veloso. São aguardados sucessos como Alegria, Alegria; Fora da Ordem; Podres Poderes; Tigresa e Como Dois e Dois.
O espetáculo será às 20h, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307). O público poderá acompanhar a performance gratuitamente, mas será necessário retirar senhas, que serão distribuídas no local, uma hora antes da apresentação.
Tributo a Tim Maia no Ocidente
A próxima atração do projeto Ocidente Acústico, que ocorrerá na quinta-feira (8), traz o som de um dos nomes mais importantes da música brasileira. A banda Tributo a Tim Maia, uma das pioneiras a dedicar shows em homenagem ao cantor, leva ao Bar Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960) um repertório repleto de sucessos.
Tendo Tonho Crocco como seu vocalista, o grupo já realizou apresentações em diferentes regiões do país, além de ter levado sua turnê para Estados Unidos e Europa. O show desta quinta terá ingressos a R$ 60 (inteiro) e R$ 50 (solidário, com a doação de um quilo de alimento não perecível), em Sympla.
Romy expõe na Bolsa de Arte
A Galeria Bolsa de Arte (Rua Visconde do Rio Branco, 365) apresenta uma mostra individual de Romy Pocztaruk. Em Panorama Zero, a artista reúne trabalhos que representam diferentes períodos de sua trajetória e que evidenciam a fotografia como seu material de expressão. A exposição pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30min. Devido ao feriado, a galeria não abrirá hoje.