Durante a pandemia de covid-19, as máscaras, que antes eram elementos usados em bailes e nas artes, ganharam outro significado. A ideia da 18ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata é relembrar o simbolismo das fantasias com tais acessórios. Com o tema Baile de Máscaras, o evento será dedicado à cultura de diversos povos do mundo, com a participação de 14 grupos internacionais.
O festival começa nesta quarta-feira (7) e segue até domingo (11). Os espetáculos acontecem no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, na cidade de Nova Prata, na Serra. É lá que os grupos locais e internacionais, de países como Peru, México, Tailândia, Letônia e Polônia, se apresentam para a plateia. Por dia, são esperados cerca de 1,5 mil espectadores. Estima-se, ainda, que mais de 100 mil pessoas acompanhem ao vivo as apresentações pelas páginas oficiais no Facebook e Youtube.
Os espetáculos serão à noite, a partir das 19h. Durante o dia, a programação conta com feiras de artesanato, gastronomia, livros e comércio, no centro da cidade. Mais informações sobre os eventos paralelos estão disponíveis no site do evento.
Os grupos disputam o título de Campeão do FIDAF Brazil World Champioship, sendo o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata o primeiro na América a sediar o concurso. Para acompanhar as apresentações, é necessário adquirir os ingressos pelo site bilheteriadigital.com. Os valores podem variar entre R$ 7 e R$ 20 reais por dia.