O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado nesta segunda-feira (25), irá inspirar a programação do Canal Brasil. Ao todo, o canal por assinatura exibe 28 produções em sequência — entre longas-metragens, curtas e entrevistas — dedicadas a profissionais que precisam enfrentar rotineiramente tanto a discriminação racial e social, quanto a de gênero.
“Para afirmar seu posicionamento de igualdade racial, o Canal Brasil dedica sua programação, neste mesmo dia, ao trabalho de tantas mulheres negras que trazem brilho para o nosso cinema”, destaca a emissora, em material encaminhado à imprensa. “Dividida em dois blocos, a grade do dia traz mulheres negras na direção e como protagonistas de longas-metragens.”
Programação
O especial tem início bem cedo, com a transmissão a partir das 6h40min do curta-metragem nacional Outras (2017), dirigido por Ana Julia Travia, que documenta a vivência de diferentes mulheres negras em São Paulo.
Entre os destaques ao longo do dia estão uma homenagem à icônica cantora Elza Soares, que morreu no início do ano, com a exibição do show Beba-Me na Faixa Musical, no ar a partir das 14h20min; e uma edição especial do Cinejornal, às 12h30min, com uma entrevista inédita com cinco artistas negras do audiovisual brasileiro, incluindo a atriz Elisa Lucinda, na qual elas discutem o progresso ou o regresso do antirracismo no cinema nacional.
A maratona segue madrugada adentro e chega ao fim com a exibição do documentário Minha Avó Era Palhaça (2016), de Mariana Gabriel e Ana Minehira, a partir das 4h50min.
A programação completa pode ser conferida no site Canais Globo. Além da transmissão linear, as atrações também podem ser vistas por assinantes via streaming, no aplicativo Canais Globo (antigo Globosat Play).
Mais destaques
Nova exposição em cartaz no MACRS
Em Hora de Dançar – Vídeos e Ações de 1987 a 1990, nova mostra do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), o público é apresentado a um trabalho que resgata o primeiro projeto de videoperformances e fotoperformances desenvolvido no Estado.
A exposição surge a partir da parceria entre as artistas Elaine Tedesco, Lucia Koch e Marion Velasco, que, no final da década de 1980, uniram-se para explorar essas linguagens em um laboratório do Instituto de Artes da UFRGS. Para a mostra, elas incorporaram novos sons e imagens regravados aos arquivos. Em cartaz nas galerias Sotero Cosme e Augusto Meyer, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), as obras podem ser visitadas todos os dias, das 10h às 18h.
O piano de Liliana Michelsen
A nova edição do Solo Piano recebe nesta segunda (25), às 12h30min, a pianista Liliana Michelsen, que está de volta ao Brasil após passar uma década na Alemanha. Para o seu recital, que ocorrerá no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333), ela escolheu homenagear o compositor Sergei Rachmaninoff (1873-1943), trazendo um repertório que pretende mostrar a diversidade das obras do compositor russo. A apresentação terá entrada gratuita.
No período em que esteve no país europeu, Liliana foi professora de música em universidade e atualmente tem ministrado master classes, além de realizar concertos com orquestra e em duos.
Reencontro com Fátima
O encontro com Fátima Bernardes é diferente nesta segunda-feira (25): a apresentadora toma o posto de entrevistada na edição desta noite do Roda Viva, no ar a partir das 22h, na TV Cultura. Durante a atração, Fátima deve conversar sobre sua carreira, relembrando tanto o longo período à frente do Jornal Nacional, quanto nas manhãs da Globo, assim como discutir os próximos desafios, agora que assume o comando do The Voice Brasil.
As aventuras de Bob’s Burgers, agora em filme
Depois de alguns adiamentos por causa da pandemia, o filme de animação Bob’s Burgers finalmente chegou ao Brasil na última semana pela plataforma de streaming Star+. Baseada na série de televisão de mesmo nome, transmitida pelo canal por assinatura Star, a animação segue as aventuras da família Belcher. Na trama, o restaurante familiar de burguers enfrenta graves problemas financeiros, depois de um aparente acidente hidráulico atrapalhar suas vendas no verão. Logo, porém, fica claro que os problemas dos Belcher não foram tão acidentais assim. O filme é assinado por Loren Bouchard, que escreveu, dirigiu e produziu a obra, junto com Bernard Derriman.