Pelo segundo ano consecutivo em edição virtual, o Festival de Gramado realiza neste fim de semana sua cerimônia de premiação. No sábado (21), ocorre a mostra competitiva de curtas gaúchos, às 16h, que será transmitida pela TVE-RS e pelos canais digitais do Festival. No mesmo dia, às 21h30min, haverá a premiação das mostras de curtas brasileiros e longas brasileiros, estrangeiros e gaúchos, que será exibida pelo Canal Brasil.
Cortejo Xirolé nas Cápsulas Brincantes
Neste sábado (21), vai ao ar o Cortejo Xirolé nas Cápsulas Brincantes, um vídeo documental que apresenta os processos criativos da residência do Projeto Xirolé. Realizados a partir de junho, os encontros ministrados pelas artistas Cláudia Sperb e Susie Prunes apresentaram aos artistas a técnica de impressão xilográfica em tecido.
A webresidência contou com cinco performances criadas pelos participantes direto de suas casas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, apelidadas de “cápsulas brincantes”.
Com um esquete, o artista Paulo Davi Paulinho Marques homenageou os bordados de Arthur Bispo do Rosário. Também foram apresentadas as lives Provocação 1, do coletivo Engenho do Zé, de Florianópolis; Ninho, de July Lockley; Caixa Cênica, do Xirolé; e Brinquedos Sonoros, ministrado por Deneir. Manifestações de poesias, esquetes de teatro e composição de músicas também fizeram parte do projeto. O cortejo vai ao ar às 20h, no canal Xirolé no YouTube.
Itaú Cultural
Quatro atividades online do Itaú Cultural movimentam o fim de semana dos pequenos. No sábado (21), a oficina IC para Crianças irá ensinar a fazer uma câmara escura. Nos dois dias, a gurizada também poderá conhecer o trabalho do artista Geraldo de Barros por meio de fotocolagens. Já no Palco Virtual, estarão disponíveis a peça Vento Forte para Água e Sabão e a websérie Olho Mágico, sobre grandes cientistas brasileiras. A programação é gratuita e pode ser conferida em itaucultural.org.br.
Valéria Barcellos
Neste sábado (21), Valéria Barcellos se apresenta presencialmente pelo projeto Sábados de Zitas In Concert (Praça Cônego Marcelino, 21), às 20h. Uma das precursoras do movimento musical MPBTRANS, que mescla discussões de gênero, sexualidade e MPB, a artista já abriu shows de Katy Perry e Elza Soares e dividiu palco com nomes como Zélia Duncan, Preta Gil e Toni Garrido.