A previsão do tempo é assunto sério para os gaúchos. Ou, pelo menos, era. Estreia neste domingo (22), no YouTube, o canal Com que roupa eu vou?, que busca misturar meteorologia, assuntos do cotidiano e comédia. A iniciativa é capitaneada pelo jornalista Marcus Vinicius Schil, com direção artística de Rogério Beretta, direção de produção de Adriano Bello e roteiro de Artur José Pinto.
O projeto, que após a sua estreia terá novos episódios de segunda a sexta-feira, sempre às 7h30min, apresentará a história de uma jornalista que já passou dos 70 anos e não conseguiu se aposentar. Jacinta Clima (vivida por Schil) se vê desempregada durante a pandemia e consegue uma vaga em um blog de notícias. O local, comandado apenas por homens, direciona a senhora para a previsão do tempo.
Dentro deste cenário, a personagem mostrará o seu temperamento irreverente e peculiar para os espectadores, enquanto aborda diversos assuntos, como conselhos amorosos, política, cotidiano, reclamações, temas enviados pelo público e, claro, a previsão do tempo, ajudando a responder à eterna dúvida dos gaúchos: "Com que roupa eu vou?"
A ideia de Schil é abordar as informações corretas dos órgãos oficiais de meteorologia, aprofundando o tema ao mesmo tempo em que faz humor. Segundo ele, para isso, vai explorar suas qualificações: além de ser jornalista há 36 anos, estuda teatro e está concluindo um curso de técnico em Meteorologia. O canal pretende fazer piada, mas comunicando com credibilidade.
— O canal não vai ter o foco de dar a mínima e a máxima do dia. O que a gente quer é suscitar um diálogo no sentido de "será que a gente está absorvendo da melhor forma a previsão do tempo?". As pessoas, hoje em dia, estão pegando a informação e disseminando de forma incorreta. É o que acontece no país atualmente, uma onda de desinformação — explica Schil.
Reflexo da realidade
Há três meses sendo desenvolvida, a ideia de Schil foi agregando pessoas para sair do papel — atualmente, a equipe por trás de Com que roupa eu vou? é formada por 12 profissionais. Este grupo todo é responsável pelo suporte para Jacinta Clima e, segundo o criador da personagem, o conteúdo, além do YouTube, será disseminado nas redes sociais e, também, alcançará novos formatos, como podcast.
— Estipulamos o tempo de um ano para o canal se desenvolver. Por isso, agora, a nossa meta é focar no conteúdo de qualidade e esquecer o número de seguidores. Queremos nos divertir e divertir o público — diz Schil.
O jornalista, quando decidiu criar o canal, viu-se em uma situação que lembra a de Jacinta: no meio da pandemia, ficou desempregado. Sem conseguir recolocação no mercado de trabalho, optou por empreender e apostar as suas fichas nos conselhos que recebia dos amigos, de explorar o seu lado artístico e engraçado.
E para encarnar a meteorologista septuagenária, ele se inspirou nas características de sua sogra, Vera Fontes da Silva, a quem ele classifica como uma carioca "caricata". Schil até agregou novos elementos em Jacinta, para que ela tivesse uma personalidade única, mas o bordão "presta atenção!", sempre dito por Vera, ficou.
Para Rogério Beretta, o Com que roupa eu vou? será entregue ao público de uma maneira bem estruturada e com muito potencial. Para ele, que ajuda na criação dos textos, Jacinta Clima é uma personagem da vida real e que deve ficar cada vez melhor com o tempo.
— Ela vai conquistar o público com a sua espontaneidade e tendo o clima como uma ponta para tratar de vários assuntos. A idade permite isso, que a gente vá perdendo a vergonha e ficando cada vez menos preocupado com o que vão pensar sobre nós — destaca Beretta.