Referência mundial em depressão e saúde mental, o escritor americano Andrew Solomon faz nesta quarta-feira (11) sua conferência no Fronteiras do Pensamento 2020. A transmissão ao vivo para os assinantes do projeto, às 20h, será pela plataforma fronteiras.com, em inglês e com tradução simultânea.
A aula preparatória sobre a obra de Solomon, conduzida pela psicanalista e doutora pela Universidade de São Paulo (USP) Vera Iaconelli, já está disponível na plataforma.
Solomon é ativista LGBT+ e colaborador de publicações como The New Yorker e The New York Times. Entre suas obras mais conhecidas, estão O Demônio do Meio-Dia, estudo sobre depressão que foi finalista do Prêmio Pulitzer e venceu o National Book Award de 2001, e Longe da Árvore, pesquisa sobre como pais lidam com filhos que fogem ao padrão esperado, seja por questões médicas ou comportamentais.
Ele é autor do conceito de identidades horizontais, diferenças que testam a aceitação familiar e atraem preconceito, em oposição às identidades verticais — como etnia, língua e religião — herdadas da família e geralmente celebradas pela sociedade.
Com o tema Reinvenção do Humano, o ciclo de conferências aida receberá nesta temporada o físico e ambientalista Fritjof Capra e a jornalista e escritora Isabela Figueiredo. O Fronteiras do Pensamento é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento e Gerdau, empresa parceira Unicred RS, universidade parceira UFRGS, apoio educacional Colégio JPSul e promoção Grupo RBS.