O Margs (Praça da Alfândega, s/nº) pôs em exibição esta semana duas exposições valorizando a presença feminina nas artes. A primeira delas, inaugurada no dia 17, é uma mostra individual que recupera a trajetória de 45 anos da artista santa-mariense Mariza Carpes. A segunda, aberta no dia 19, é a terceira exposição coletiva do projeto Mulheres nos Acervos, criado por pesquisadoras para dar visibilidade à produção artística feminina presente em coleções públicas de arte de Porto Alegre.
Ocupando a galeria João Fahrion e as salas Angelo Guido e Pedro Weingärtner do museu, a mostra Digo de Onde Venho segue em exposição até 15 de março de 2020. Ela reúne seis dezenas de trabalhos de Mariza Carpes, que passeiam pelos signos do mundo feminino, principalmente o da infância, seja em objetos ou em desenhos de texturas e cores esfumadas e de traços requintados. Memórias de infância também alimentam muitos dos trabalhos como os que retratam o fascínio pelo ofício de sua mãe, a modista Ivone Fontoura Carpes.
“A menina atravessa a produção recente de Mariza Carpes. Ela surge solitária e introspectiva em meio a ramagens, plantas, águas ou suspensa no espaço; em roupas, objetos, fitas, bonecas; em imagens e fragmentos, produzidos, apropriados ou retrabalhados. A menina diante de seus caminhos, fantasmas, quereres.
A menina e sua mãe. Mariza e sua mãe”, diz em seu texto de apresentação a curadora da mostra, a historiadora da arte, crítica de arte e professora do Instituto de Artes da UFRGS Paula Ramos.
Já a galeria Iberê Camargo e a sala Oscar Boeira do Margs abrigam a exposição coletiva Gostem ou Não: Artistas Mulheres no Acervo no Margs, que ficará em exibição até 22 de março de 2020. As curadoras Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin, todas alunas ou egressas do curso de graduação em História da Arte do Instituto de Artes da UFRGS, reuniram obras de artistas mulheres dos séculos 19 ao 21, incluindo nomes como Alice Brueggemann, Christina Balbão, Anico Herskovits e Maria Lídia Magliani. A mostra também apresenta obras nunca antes expostas de Regina Silveira e Marina Camargo.
O Margs funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.