Do Margs para Danúbio
O Rio Grande do Sul perdeu um de seus maiores artistas no mês passado, o desenhista, gravador e pintor bajeense Danúbio Gonçalves. Para honrar o seu legado, o diretor Francisco Dalcol e a equipe curatorial do Museu de Arte do Rio Grande do Sul selecionaram obras e documentos para realizar a exposição Danúbio (1925-2019) – Uma Homenagem a partir do Acervo do Margs. A inauguração é nesta quarta-feira, às 19h, e a visitação, gratuita, começa amanhã e vai até 21 de julho, nos horários do museu (de terça a domingo, das 10h
às 19h).
Com o objetivo de enfatizar diferentes fases da trajetória de Danúbio desde a década de 1950, quando fez parte do Grupo de Bagé, foram escolhidas 25 obras, entre pinturas, desenhos e gravuras – incluindo a icônica série Xarqueadas (acima e à esquerda, imagem da xilogravura Carneadores, 1953). Também serão exibidos documentos sobre a vida e carreira do artista, como fotografias e jornais. Em 28 de maio, às 16h, o museu promove ainda a exibição do documentário Danúbio (2012), de Henrique de Freitas Lima, que estará presente para debater o filme, acompanhado pelo escritor Luiz Coronel e a artista Miriam Tolpolar. O evento terá entrada gratuita.
O Atelier Livre Xico Stockinger da prefeitura de Porto Alegre (Av. Erico Verissimo, 307), onde Danúbio foi professor e diretor, também fará sua homenagem ao artista no dia 28 de maio, com a inauguração de um painel com seis gravuras do artista produzidas entre 1953 e 1990.
A arte de Clara Pechansky
Uma das artistas mais conhecidas do Estado, a pelotense Clara Pechansky lança um livro sobre sua obra e inaugura uma grande exposição na Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647), nesta quarta-feira, a partir das 18h30min. Tanto o livro quanto a mostra são assinados pela também artista Liana Timm.
A publicação O Traço Afetuoso dá ênfase à produção gráfica de Clara, cobrindo seis décadas de desenhos, litografias, gravuras em metal e serigrafias. Já a exposição homônima ocupa dois ambientes da galeria com 15 gravuras em metal, 10 desenhos e 10 pinturas. Na Sala Negra, estão expostos os quadros da série Janus. Já na Sala Nova, ficam as séries Seis Motivos para ter Medo, produção mais recente de pintura de Clara, e Senhoras (como a pintura ao lado, Senhora de Gramado, de 2018), com um texto do jornalista Flávio Tavares comentando as duas coleções.A exposição O Traço Afetuoso pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta, das 9h30min às 18h30min, e sábado, das 9h30min às 13h30min, até 8 de junho.
Começa a feira literária de Taquara
Com o tema Cultura Une Pessoas, a Feira Literária de Taquara leva uma programação intensa ao Parque do Trabalhador (Rua Prof. Nestor Paulo Hartmann, 255) entre quarta-feira e domingo. A abertura oficial será às 19h, mas as atividades começam às 9h, com fala do escritor Andriolli Costa sobre ficção folclórica. Ao longo da semana, a Feira terá convidados como o escritor Christopher Kastensmidt (amanhã), uma edição especial do Sarau Elétrico (amanhã), Caio Riter (sexta) e Mario Pirata (sexta), além de shows, oficinas e espetáculos teatrais. O domingo terá bate-papo com o escritor homenageado Luiz Antônio de Assis Brasil, às 16h30min, e encerramento com show da Orquestra de Sopros de Picada Café, às 18h. A feira funciona das 9h às 21h, com entrada gratuita. Confira a programação em facebook.com/feiraliterariadetaquara.