Tinta Bruta em sessão especial
Uma das produções cinematográficas de maior impacto de 2018, Tinta Bruta será exibido hoje, às 19h, em sessão especial na Sala Eduardo Hitz da Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736), sem cobrança de ingresso. A sessão será seguida de um debate com os diretores Marcio Reolon e Filipe Matzembacher e outros membros da equipe de produção.
O filme conta a história de Pedro (Shico Menegat), um jovem que tenta sobreviver em meio a um processo criminal, à partida da irmã e única amiga e aos olhares que recebe sempre que sai na rua. Sob o codinome GarotoNeon, Pedro se apresenta no escuro do seu quarto para milhares de anônimos pela internet. Com o corpo coberto de tinta, ele realiza performances eróticas na frente da webcam. Ao descobrir que outro rapaz (Bruno Fernandes) de sua cidade está copiando sua técnica, Pedro decide ir atrás dele.
O longa vem conquistando troféus em prêmios do cenário nacional e internacional. No Festival de Berlim, levou os prêmios Teddy, como melhor filme queer (com temática LGBTQI+), e Cicae, entregue ao vencedor da mostra paralela Panorama pela associação de exibidores independentes da Europa. Também foi consagrado no Festival do Rio com quatro troféus: melhor filme, roteiro, ator (Shico) e ator coadjuvante (Bruno).
Música sobre o Guaíba
O Cisne Branco, barco que realiza transporte sobre as águas do Guaíba e vem se tornando um importante palco para apresentações musicais na cidade, promove em janeiro um mês inteiro de música autoral. Serão 12 apresentações entre hoje e 27 de janeiro.
O primeiro show fica por conta de Zé Caradípia, que toca seu repertório de MPB a partir das 18h, com ingressos a R$ 40. Amanhã, no mesmo horário, Mathias Behrends Pinto e Alexandre Dos Santos Susin apresentam seus sambas e choros. O embarque no Cisne Branco é feito no Armazém B3 do Cais do Porto (Av. Mauá, 1.050).
Verão de cursos
Os dois primeiros meses serão de cursos no MEME Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176). Para celebrar os 15 anos do espaço cultural, serão promovidas oficinas que englobam assuntos como música, dança, literatura, redes sociais, terapias culturais e corporais. A programação começou ontem e vai até o final de fevereiro, com inscrições pelo site
sympla.com.br/memecursos. Hoje, às 11h, começa o curso de Integral Bambu, prática de experimentação corporal, com Joana Kirst Adami. Outros cursos disponíveis são de dança contemporânea, com Paula Finn, tecido acrobático, com Liliana Dantas, e oficina de roteiro, com Sandro Lobo. Os cursos têm valores diversos, que podem ser conferidos no site.