Orquestra jovem
O 5º Concerto Oficial da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul leva ao palco hoje, às 19h, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75) um repertório em homenagem ao público infantil. Sob a regência de Telmo Jaconi, os alunos vão interpretar canções que são trilhas de desenhos animados e filmes juvenis, como A Bela e a Fera, Rei Leão, A Pantera Cor-de-Rosa e E.T. – O Extra-Terrestre, entre outros. A entrada é gratuita, e a retirada de senhas começa uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro.
Meu Brasil
Meu Brasil, exposição de fotografias que marca a abertura de um local de exibição de artes visuais com funcionamento noturno – o Espaço André Paulo Franck do Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1.853) –, tem visitação até esta sexta-feira, das 18h às 22h. Com curadoria de Ricardo Esteves e Anna Priscila Marques e originalmente exposta em Paris, em maio, a mostra reúne imagens com temática que destacam ícones e paixões nacionais, de quatro fotógrafas e quatro fotógrafos.
Leontina das dores
O CD e livro Cantos de Leontina das Dores, de Luiz Coronel e parceiros de criação, será interpretado hoje em edição do Concerto Comunitário, às 20h, no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), com entrada franca. Com arranjos de Alexandre Ostrowiski e regência de Evandro Matté, a Orquestra Unisinos Anchieta interpreta o repertório com solos de Fafá de Belém e participação especial de Renato Borghetti. Fafá se preparou durante dois anos para interpretar Leontina, uma mulher gaúcha que, pela primeira vez, ganha voz no canto missioneiro. A retirada de ingressos, limitados a dois por pessoa, deve ser feita na bilheteria do teatro e no Zaffari Higienópolis (Av. Plínio Brasil Milano, 1.000).
Caio e Ana
O conto Sem Ana, Blues, que faz parte do livro Os Dragões Não Conhecem o Paraíso, de Caio Fernando Abreu, é a inspiração da peça Sem Ana, que Daniel Furtado apresenta hoje, às 20h, na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). Ator e professor de Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Furtado explica que a adaptação da linguagem literária para o palco é um processo de criação, uma “transcriação”, afirma, citando a expressão cunhada pelo poeta e tradutor Haroldo de Campos. O evento é gratuito e tem distribuição de senhas uma hora antes na bilheteria do teatro.
Aquarelas
Para abrir o mês de seu aniversário, o Café Minéraux (Rua São Carlos, 731) inaugura seu espaço de exposição de artes visuais com a mostra individual de aquarelas de Eron Teixeira, artista plástico de Belém do Pará, com curadoria de Camila Mesquita. Com temática relacionada a frutas, sementes, plantas, raízes e minerais da Amazônia, a exposição tem vernissage hoje das 18h30min às 21h30min. O menu do coquetel terá iguarias da terra natal do artista. A entrada é gratuita, basta confirmar presença no perfil do café no Facebook bit.ly/mostraAquarela.