Quem passa pela Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, já encontra erguida a estrutura para a 64ª Feira do Livro, que começa nesta quinta-feira. Os pedestres que circulam pelo local na manhã desta terça-feira encontram funcionários fazendo os últimos ajustes, como finalização de letreiros e de outros detalhes.
Parte dos livreiros já levaram as obras para as bancas, preparando as vendas para o começo da feira. Semelhante à do ano passado, a estrutura toma boa parte da praça, e quem precisa passar pelo local percebe que a feira já tomou forma:
– A estrutura é mais reduzida do que já foi em outros anos, mas, ainda assim, é um evento único em Porto Alegre. Para mim, que trabalho com vendas, é uma ajuda, já que o movimento na praça aumenta bastante - conta o chileno Arturo Silva, que está há 30 anos na Capital e vende peças de artesanato na praça.
O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Isatir Bottin, destaca que a montagem da feira seguiu o ritmo previsto e afirma que todos os detalhes devem estar concluídos até o fim da tarde de quarta-feira. A novidade na estrutura será a troca do local da área internacional, que passa a funcionar na área externa, em frente ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS):
– Como é meu primeiro ano à frente da feira, decidimos manter a estrutura semelhante ao que já foi feito. A principal mudança é a área internacional, que vai funcionar na rua, junto a outros espaços da feira. Dentro do Memorial, teremos exposições da República Tcheca, nação convidada de honra deste ano - explica.
Com início no primeiro dia de novembro, a feira seguirá até o próximo dia 18. Serão, no total, 104 bancas, sendo 85 na área geral, 13 na área infantil e seis na área internacional. Haverá oficinas, palestras e seminários. A estrutura conta também com praça de alimentação.
Diferente do que já foi feito em outros anos, toda a feira em 2018 vai se concentrar na Praça da Alfândega, sem nenhuma área no cais, devido às obras no local.
Na área infantil, as bancas funcionam entre 9h30 e 20h30, e a programação, das 9h às 20h30. As áreas geral e internacional funcionam das 12h30 às 20h30 – aos sábados, o início é antecipado para 10h.