Pelo terceiro ano consecutivo, o posto de patrono da Feira do Livro de Porto Alegre será ocupado por uma mulher: a poeta Maria Carpi foi anunciada na quinta-feira (18) como a homenageada da 64ª edição. Ela receberá o bastão de Valesca de Assis, que, por sua vez, ocupou o posto que anteriormente havia sido a escritora Cíntia Moscovich. Maria Carpi é a sétima patrona na história de Feira do Livro.
O anúncio foi realizado à noite em evento no Centro Cultural da Ufrgs. Na com a presença de representantes de entidades públicas e privadas da área cultural, de escritores, de associados da Câmara Rio-Grandense do Livro e da imprensa.
– Agradeço muito essa honra que a Câmara Rio-Grandense do Livro, as entidades de cultura e meus leitores me proporcionaram. Eu publiquei com 50 anos de idade meu primeiro livro, então sempre digo que que a poesia esperou por mim. Pois a Feira do Livro também esperou por mim – celebrou a Maria Carpi após ser anunciada.
A poeta também convidou os patronáveis para caminharem com ela pela Feira. Neste ano, concorreram ao posto de patrono os escritores Caio Riter, Celso Gutfreind, Claudia Tajes e Leticia Wierzchowski.
Nascida em Guaporé, em 1939, mora em Porto Alegre desde os 15 anos. Começou a publicar seus poemas aos 50 anos. Professora, advogada, defensora pública, já publicou, entre outros, Nos Gerais da Dor (1990), Desiderium Desideravi (1991), Vidência e Acaso (1992), A Migalha e a Fome (2000) e o recente O Cego e a Natureza Morta (2016). Também organizou as antologias pessoais Pequena Antologia (1992) e Caderno das Águas. Já foi premiada no Açorianos. Lançou na Feira do Livro do ano passado o volume de poemas Tudo o que é Belo é Efêmero, ao lado de seu filho Fabrício Carpinejar.
Entre os reconhecimentos e premiações que Maria Carpi recebeu ao longo de sua trajetória, estão a Menção Honrosa no Casa de las Américas em 1999, em Cuba, o Revelação da Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 1990, e o Prêmio Erico Verissimo da Câmara Municipal de Porto Alegre (1991). Foi vencedora quatro vezes do Prêmio Açorianos de Literatura, categoria Poesia. Também foi contemplada três vezes pela Associação Gaúcha dos Escritores, como Livro do Ano, categoria Poesia, em 2004, 2006 e 2007.
A 64ª edição da Feira do Livro será realizada de 1º a 18 de novembro , na Praça da Alfândega.