São Pedro volta a ser cinema
Novo longa-metragem do cineasta e escritor Tabajara Ruas, A Cabeça de Gumercindo, será exibido em sessão especial para convidados hoje, às 20h, no Theatro São Pedro. Rodado no ano passado em São Francisco de Paula, Canela, Cambará do Sul, São Miguel das Missões, Gravataí e Porto Alegre, o filme adapta o romance Gumercindo (2015), no qual Tabajara retomou, incorporando elementos de ficção, o relato histórico do livro-reportagem A Cabeça de Gumercindo Saraiva (1997), que escreveu com o jornalista Elmar Bones.
A trama se passa ao final da Revolução Federalista (1893–1895), quando Francisco Saraiva (Leonardo Machado), capitão dos insurgentes maragatos, lidera uma tropa para recuperar a cabeça de seu pai, o caudilho Gumercindo Saraiva, que está sendo levada como troféu de guerra pelo major Ramiro de Oliveira (Murilo Rosa) ao governador republicano Júlio de Castilhos.
O São Pedro vai se transformar em sala de cinema com a instalação de equipamento de projeção digital e tela grande. O evento remonta às origens do teatro, inaugurado em 1858. No começo do século 20, quando em Porto Alegre ainda não haviam salas de cinema (a primeira foi inaugurada em 1908), ali eram realizadas sessões com a então novidade da imagem em movimento. Será realizada ainda uma homenagem a Leonardo Machado. O ator morreu em setembro passado, aos 42 anos, e este foi seu último trabalho no cinema. A Cabeça de Gumercindo Saraiva estreia no circuito dia 25 de outubro.
Dose diária de jazz
Para valorizar o gênero musical que está com uma cena cada vez mais forte em Porto Alegre, começa hoje a oitava edição da Jazz Week. Até domingo, o London Pub & Bistrô (Rua José do Patrocínio, 964) terá seis noites consecutivas de shows: Jorginho do Trompete (hoje), Corujazz (amanhã), Quinzê convida Elisa Meneghetti (quarta), Marmota e Pedro Verissimo (sexta), Tributo John Coltrane / Ballads (sábado) e Especial Billie Holiday com Camila Toledo e a Ponte (domingo). Todos começam às 22h, exceto o de domingo, marcado para as 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 15, pelo site sympla.com.br ou no local, na hora.
Jogo artístico
A exposição O Poder da Multiplicação, realizada pelo Instituto Goethe no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), ficará completa hoje, com o lançamento do game Aura-Remastered. Desenvolvido por uma equipe coordenada pela professora Paula Mastroberti, do Instituto de Artes da UFGRS, o jogo virtual coloca em discussão a importância da cópia como forma de acesso à cultura e à arte em nosso cotidiano – tema da mostra que fica em cartaz no Margs (Praça da Alfândega, s/nº) até 11 de novembro. Para jogar, o usuário deverá copiar e colar figuras que o permitem ultrapassar obstáculos. Depois da apresentação do game, no auditório do museu, às 16h de hoje, o público poderá jogá-lo no próprio espaço expositivo. O evento tem entrada franca. O jogo também está disponível para download para o sistema Android. Para saber mais sobre a mostra e o game, acesse aura-remastered.art.
Conversa sobre mercado de arte
O gestor cultural, curador e marchand Cézar Prestes discute os mercados de arte gaúcho e brasileiro em um encontro marcado para hoje, às 17h, na Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943). No evento, que tem entrada gratuita, o especialista vai abordar aspectos da produção, perfil de artistas e valores de obras. Prestes assina a curadoria da exposição Eu Sou Enxame, mostra individual do artista Patrick Rigon. A exposição de pinturas hiper-realistas está em cartaz na Ecarta até domingo e pode ser visitada diariamente, das 10h às 18h. No dia 31, a galeria inaugura a próxima exibição, com obras dos artistas Eduardo Monteiro e Manoela Furtado.
Diários gráficos de Bia Dorfman
Foram duas décadas desenhando em cadernos. Agora os traços da artista Bia Dorfman chegam ao público numa exposição no saguão da Biblioteca Central da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681). A inauguração será hoje, às 19h. Com curadoria de André Venzon, a mostra apresenta o caráter investigativo e processual do trabalho da artista, além de refletir sobre o ato constante de desenhar como um exercício de sensibilidade e criatividade. Em seus diários gráficos, Bia registrou viagens por cidades como Paris, São Paulo, Barcelona, Porto Alegre, Florença e Ouro Preto. O público poderá ver os trabalhos até o dia 26 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 7h35min às 22h50min, e, sábados, das 7h35min às 17h30min.