Fotos de Perin
O público poderá conhecer hoje à noite duas séries fotográficas de Gilberto Perin que dão nome a sua nova exposição: Linha d’Água e Sem Identificação. A vernissagem está marcada para as 19h, nas Salas Negras do Margs (Praça da Alfãndega, s/ nº). Nos dois conjuntos, Perin, que além de fotógrafo é também diretor de cena e roteirista, inspira-se na frase “visita às salas escuras da alma”, usada por um mestre do cinema, Ingmar Bergman, para falar sobre o sentido da arte.
Linha d’Água é composta por 25 dípticos em que Perin cria uma autoficção a partir de associações e vivências reais ou fictícias. Ao combinar duas imagens, o artista abre a possibilidade de novos significados para ambas.
Na outra série, Sem Identificação, Perin fotografou modelos nus, fazendo referências a imagens icônicas e conhecidas do público. O trabalho é descrito como “uma crítica irônica e reflexiva de um tempo desconcertante, repleto de informações e mensagens visuais”. A mostra poderá ser visitada até 4 de novembro, de terças a domingos, das 10h às 19h.
Além da mostra de Gilberto Perin, o museu terá outra novidade fotográfica hoje. No Bistrô do Margs entra em cartaz Myanmar em Preto e Branco, de Rossana Sofia de Freitas. A exposição resulta do Concurso de Fotografia AAMARGS 2018 e pode ser vista de segunda a domingo, das 11h às 19h, até 30 de outubro.
Sarau Voador faz tributo a Caio F.
As palavras de Caio Fernando Abreu, tão citadas nas redes sociais, vão dar o tom da edição de hoje do Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados. O evento apresentado por Deborah Finocchiaro e Roger Lerina presta tributo ao escritor, morto há 22 anos, mas ainda tão lembrado pela personalidade marcante e a obra, que se desdobrou em teatro, contos, crônicas e outras linguagens. Para debater sua produção, foram convidados a astróloga Amanda Costa, o jornalista e ator Ivan Mattos, o poeta Ricardo Silvestrin e o músico Angelo Primon. Já o artista visual Alexandre Carvalho fará ilustrações ao vivo. Pela primeira vez, o encontro ocorre no Venezianos Pub Café (Rua Joaquim Nabuco, 397). Será às 20h, com ingressos a R$ 20.
Joana Burd expõe na Casa Musgo
Nossa convivência diária com eletrônicos é uma das inspirações da artista Joana Burd, que inaugura a exposição Corpo Vibratório, hoje, das 19h às 22h, na Casa Musgo – espaço próximo à Redenção (Rua Vieira de Castro, 80) que mistura ateliê, galeria, loja e sala de oficinas. Ela apresenta um conjunto de trabalhos desenvolvidos durante seu Mestrado em Poéticas Visuais (IA/UFRGS). São esculturas tecnológicas que convidam o público à interação por meio do toque. Transparentes, deixam ver circuitos e componentes vibratórios que as compõem.
A mostra Corpo Vibratório pode ser visitada gratuitamente até 30 de Setembro, de terças a sextas, das 14h às 18h, e sábados e domingos, das 10h às 18h.
Democracia em debate na Sala Redenção
O político Matheus Schmidt é tema de um documentário em longa-metragem que terá sessão especial hoje, às 19h na Sala Redenção (campus central da UFRGS). A exibição de Matheus Schmidt, Um Caso de Amor Pelo Brasil, de Márcia Schmidt e Rogério Brasil Ferrari, é gratuita e seguida por debate com os realizadores e o historiador e professor Nilo Piana de Castro, mediado pela crítica Fatimarlei Lunardelli. Morto em 2010, Schmidt foi um dos principais companheiros de Leonel Brizola, atuou na linha de frente na campanha da Legalidade, em 1961, e foi um do fundadores do PDT, partido que presidiu em diferentes ocasiões.
Mais de 200 obras na Gravura
A Gravura Galeria de Arte inaugura três exposições que somam mais de 200 artistas brasileiros e estrangeiros participantes hoje à noite, às 19h. MiniArte Ilusão conta com pequenos trabalhos (18x18cm) de 173 artistas; Fiesta de Paz Brasil tem pinturas de 60 nomes; e Palavras na Parede convidou 11 escritores a expor textos em poesia e prosa. As mostras têm entrada franca e estão em cartaz até 1º de outubro. A galeria funciona de segunda a sexta das 9h30 às 18h30 e sábado, das 9h30 às 13h30, na Rua Corte Real, 647.