FESTIPOA DÁ A LARGADA
A Festipoa Literária terá um evento de pré-estreia de sua programação hoje, a partir das 18h30min, no Goethe-Institut de Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112). A solenidade começa com a reabertura da biblioteca do Goethe-Institut, em celebração com a participação da atriz Deborah Finocchiaro e do escritor Jeferson Tenório, que realizam leituras e apresentam a programação oficial da Festipoa.
Depois, às 19h30min, o escritor Aldyr Garcia Schlee (foto) lança a edição de luxo, de capa dura, do premiado romance Don Frutos (Ardotempo, 560 páginas). No romance histórico, descrito pelo autor como "antirromance", Schlee retoma os últimos meses da vida do Brigadeiro General Don Fructuoso Rivera (1784-1854), conhecido como Don Frutos.
Além da sessão de autógrafos com o autor, haverá bate-papo com a participação de Schlee e dos professores Sergius Gonzaga e Regina Ungaretti. O evento tem entrada gratuita, e o livro de Schlee estará à venda por R$ 60.
PARA FUGIR DO TRÂNSITO
A cantora paulista Rhaissa Bittar é a atração de hoje do projeto Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito, a partir das 18h30min, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº) – o evento foi idealizado para levar música ao teatro no horário de pico do trânsito.
O show marca o lançamento do single A Maior Ambição, composição de Zé Manoel e Juliano Holanda que conta a história da separação de um casal e trata sobre situações em que se fica com a cabeça nas nuvens – daí a foto da cantora, que ilustra esta nota e deve fazer parte do figurino e do cenário do show de hoje.
Na apresentação, além da nova música, Rhaissa deve apresentar poesias de Ferreira Gullar, Alice Ruiz e Paulo Leminski, além de novas canções e releituras de artistas como Mauricio Pereira e Roberto Carlos. O evento é gratuito, e o espaço comporta cem pessoas.
MÉDICOS E MÚSICOS
Um grupo musical formado só por médicos e profissionais da medicina é a atração do show Médicos & Arte, promovido pelo Museu de História da Medicina do RS (MUHM), instituto mantido pelo Sindicato Médico do RS (Simers). No show, o sexteto apresenta canções de samba, bolero, MPB e tango em um clima descontraído, em contraponto à rotina dura dos hospitais.
O grupo se apresenta desde 2001 em cidades do Estado, sempre acompanhado do músico Toneco da Costa. O show de hoje, a partir das 18h30min, no MUHM (Av. Independência, 270), tem entrada gratuita.