A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai ampliar a partir deste sábado (6) a aplicação de doses bivalentes contra a covid-19. Passam a poder se vacinar todas as pessoas que tenham mais de 18 anos e que tenham ao menos duas doses no seu esquema vacinal. Com isso, a Capital atenderá a todos os grupos indicados pelo Ministério da Saúde (MS).
Habitualmente não há vacinação durante o final de semana em Porto Alegre, no entanto a prefeitura irá aproveitar a mobilização do dia D de vacinação contra a gripe que acontecerá neste sábado. Ao longo do dia, haverá passe livre nos ônibus para que a população possa se deslocar aos locais de vacinação.
Ainda podem se vacinar com os imunizantes bivalentes contra o coronavírus gestantes, puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, imunocomprometidos ou aqueles que tenham alguma comorbidade, desde que tenham mais de 12 anos.
O atendimento a estes grupos será feito em 33 postos de saúde com funcionamento das 9h às 17h. As unidades disponíveis para aplicar o imunizante serão: Navegantes, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo, Ramos, Morro Santana, Chácara da Fumaça, Glória, Nossa Senhora de Belém, Nova Brasília, Sarandi, Jardim Itu, Rubem Berta, Costa e Silva, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Campo Novo, Camaquã, Panorama, Parque dos Maias, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Ilha dos Marinheiros, Assis Brasil, Mato Sampaio e Moab Caldas.
A vacinação contra a gripe estará disponível em 115 unidades de saúde das 9h às 17h. A campanha de vacinação para a gripe iniciou no dia 10 de abril e até o momento não tem boa adesão.
Poderão se vacinar contra o vírus influenza quem for trabalhador do transporte público, gestante, puérpera, professor, criança de seis meses até menores de seis anos, profissional de saúde, indígena, quilombola, quem tiver mais de 60 anos e quem tiver doenças crônicas não transmissíveis. Também podem se imunizar aqueles que têm condições clínicas especiais ou pessoas com deficiência permanente a partir de seis meses de idade e profissionais ativos das forças de segurança e salvamento, das Forças Armadas, além de população privada de liberdade e funcionários de presídios.