A aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 para crianças de três e quatro anos de idade foi retomada nesta segunda-feira (30) em Porto Alegre. Suspensa há mais de um mês, desde o dia 25 de agosto, pela falta de CoronaVac, o serviço volta após a entrega de novos lotes no Estado. Na sexta-feira (30), a Capital recebeu 4.560 doses.
A partir desta segunda-feira, são oito locais de vacinação para três e quatro anos, com funcionamento até 21h: clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Tristeza, Navegantes, Ramos, Morro Santana, São Carlos, 1º de Maio e Santa Marta. Nos mesmos lugares também será aplicada a segunda dose, que é feita com 28 dias de intervalo da primeira. Clique aqui para consultar os endereços.
Até o início da tarde desta segunda-feira, as unidades registraram pouco movimento. Durante a manhã, a reportagem de GZH esteve nas unidades Ramos, 1º de Maio e Tristeza, mas só encontrou uma criança sendo vacinada, na unidade 1º de Maio, no bairro Cascata.
Para crianças a partir de cinco anos, a vacinação poderá ser feita em 19 unidades de saúde, nove com atendimento até 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza) e Lindoia Shopping (até 16h). Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais.
Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação, ou a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização. No caso de crianças imunocomprometidas, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.