A vacinação contra os vírus da gripe, covid-19 e sarampo ocorrerá normalmente nesta sexta-feira (10) na Capital. A partir de sexta, a novidade no serviço de imunização de Porto Alegre será o início da aplicação da quarta dose para os profissionais de linha de frente da área da saúde.
Os locais de vacinação contra a covid-19 variam conforme a faixa etária. Para crianças de cinco a 11 anos, são 26 unidades de saúde – sendo nove delas com atendimento até 21h – e na unidade móvel. A partir dos 12 anos, as vacinas são oferecidas em 27 unidades de saúde – seis com atendimento até 21h – e no Shopping João Pessoa.
Desde a segunda-feira (6), a oferta da vacina da gripe foi ampliada para todas as pessoas a partir de seis meses de vida. O atendimento poderá ser encontrado em 124 unidades de saúde da Capital, no Lago Glênio Peres, no Centro Histórico, e no Shopping João Pessoa.
Até 24 de junho, a Capital também estará vacinando contra o sarampo, campanha que teve prazo estendido devido à baixa adesão. A vacina é indicada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos e trabalhadores da saúde de serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
Confira o serviço da vacinação nesta sexta-feira:
Gripe
- Público: pessoas a partir seis meses
- Onde: 123 unidades de saúde (veja os endereços aqui) e Shopping João Pessoa. Ônibus no Largo Glênio Peres, das 9h às 16h.
Sarampo
- Público: trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até cinco anos incompletos
- Onde: 123 unidades de saúde (veja endereços e horários aqui)
- Documentação: deve ser apresentada caderneta de vacinação
Covid-19 para pessoas a partir de 12 anos
- Público: pessoas com 12 anos ou mais, que precisam de primeira, segunda, terceira ou quarta dose
- Onde: 27 unidades de saúde (veja os endereços e horários aqui) — seis delas com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza) e Shopping João Pessoa
- Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer, AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas ou com CoronaVac há 28 dias
- Terceira dose: pessoas a partir de 17 anos vacinadas com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen); gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinadas com Janssen); imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há pelo menos oito semanas (exceto vacinados com Janssen); imunocomprometidos a partir de 18 anos com a segunda dose de Janssen há pelo menos quatro meses.
- Quarta dose: imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 63 anos com a terceira dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen)
- Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação
Covid-19 para crianças
- Público: todas as crianças de cinco anos a 11 anos que precisam de primeira ou segunda dose
- Onde: 26 unidades de saúde (veja aqui os endereços e horários) — nove delas com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza).
- Segunda dose: crianças vacinadas com CoronaVac há pelo menos 28 dias ou com Pfizer há pelo menos oito semanas
- Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização (clique aqui para ver o modelo) assinada.