Mais três municípios da Serra liberaram o uso de máscara em ambientes abertos: Nova Pádua, Garibaldi e Farroupilha. Os decretos foram publicados entre a última segunda-feira (14) e esta terça (15). Em comum, os documentos esclarecem que não é mais obrigatório o uso do acessório de proteção individual em espaços ao ar livre, sejam públicos ou privados.
No caso mais recente, a prefeitura de Farroupilha justifica que a decisão leva em consideração "a diminuição sistemática de atendimentos por covid-19 nas unidades de saúde". O documento também enumera o índice de vacinação na cidade, o qual apresenta 93,9% da população adulta com pelo menos uma dose e cerca de 88,8% com duas aplicações.
O prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, que também está à frente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste Gaúcho (Amesne), acredita que entre quarta e quinta-feira o Estado deve lançar seu próprio decreto sobre o assunto abrangendo, portanto, todos os municípios, incluindo a Serra.
Em Nova Pádua, conforme a prefeitura, a vacinação em primeira dose contra a covid-19 já alcançou 91,24% da população; 85,22% dos moradores já receberam as duas doses; e 49,6% já fizeram a terceira dose da vacina. Desde o início da pandemia, 612 casos positivos foram registrados. Desses, 592 são considerados recuperados. Foram 13 mortes por coronavírus registradas até agora.
Em Garibaldi, o decreto, que está em vigor desde segunda-feira, prevê, além de uso facultativo da máscara em locais abertos, a recomendação do acessório para pessoas imunossuprimidas, portadores de doenças crônicas, pessoas com comorbidades, gestantes, idosos e quem ainda não tem o esquema vacinal completo.
O documento de Garibaldi também aponta que ainda é obrigatório o uso de máscara nos pátios e ambientes abertos de escolas da rede pública e privada do município. Na cidade, segundo a prefeitura, 78,8% da população apresenta esquema vacinal completo contra a covid-19.
Na Serra, o uso já é facultativo em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Vacaria. Em Carlos Barbosa, a proteção é opcional em ambientes abertos e fechados. A exceção é para estabelecimentos de saúde, onde o uso da peça continua a ser obrigatório. Em Vacaria, Caxias e Bento, a medida vale apenas para locais ao ar livre.