O Rio Grande do Sul registrou mais 5 mortes em razão de complicações da covid-19 neste domingo (26). O total de óbitos chega a 34.746. Segundo o painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), também foram registradas mais 494 confirmações da doença entre os gaúchos.
As mortes informadas nesta data são referentes a este final de semana e duas ocorreram nas últimas semanas. Os pacientes que não resistiram eram moradores de Cachoeirinha, Ibirubá, Pelotas e Porto Alegre. O caso mais antigo a ser reportado é de um idoso de 68 anos, residente de Ibirubá, cujo falecimento ocorreu em 9 de agosto. O mais recente é de um morador de Porto Alegre, um idoso de 81 anos, que veio a óbito neste domingo.
No Estado, chegou a 1.433.261 o total de pacientes infectados desde o começo da pandemia. Em relação à média móvel de óbitos, há novamente um crescimento. Ao todo, nesta última semana, foram registradas 150 mortes, uma média de 21,4 vidas perdidas diariamente. Há duas semanas, ocorreram 130 óbitos, resultando na média de 18,6. Esse dado é importante para entender como a pandemia tem afetado a população.
No Brasil, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, foram registrados 243 mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas e 8.668 novos casos. De acordo com o painel da Universidade Johns Hopkins, o país é o segundo com maior número de óbitos - aproximando-se de 600 mil casos -, atrás apenas dos Estados Unidos.